Como eu já havia falado aqui no blog ao que parece o Google anunciou a Open Automotive Alliance ( OAA ) – uma iniciativa para criar um Android voltado para automóveis.
Isto é bem interessante porque o Android pela sua característica de personalização ( ou seja, é aberto ) pode ajudar demais em computadores de bordo cada vez mais otimizados.
“Estamos anunciando uma nova parceria que irá levar Android, a maior plataforma aberta do mundo, aos líderes automotivos e de tecnologia, incluindo Audi, GM, Honda, Hyundai e Nvidia”, publicou Patrick Brady, Diretor de Engenharia do Android.
“Queremos permitir novas formas de integração com os dispositivos Android, e adaptar o Android para o carro ao tornar a condução mais segura, mais fácil e mais agradável para todos”.
O Google espera que os primeiros carros adaptados já cheguem ao mercado ainda este ano, mas eu tenho minhas dúvidas, pois o processo de desenvolvimento de drivers e hardware pode ser um pouco mais demorado. Mas já é interessante notar esta entrada do sistema operacional do Google no mercado automotivo, pois como eu já falei aqui ele tem camadas de segurança melhor desenvolvidas que os sistemas especialistas que normalmente encontramos nos dispositivos ‘inteligentes’ hoje.
Com a internet das coisas e dispositivos cada vez mais conectados a segurança começa a se tornar algo crítico.
O projeto também pode vir a contar com outras montadoras principalmente em países onde o Android já controla grande parte do mercado.
Agora é aguardar quando a Microsoft e a Apple vão lançar suas ações. Minha opinião ? Ótimo, pois são sistemas que são realmente sistemas operacionais e não simplesmente sistemas simples para gerenciamento de algum hardware.
Via: Google Discovery