A Opera sempre foi uma empresa inovadora. O seu navegador antes de apostar em ser somente mais um clone do Chrome era muito bom. Um visual legal, uma máquina de renderização própria, desenvolvida pela empresa e um dos produtos que mais ajudava quem tinha conexões mais lentas.
Sim, o navegador deles fazia uma compressão dos dados transferidos otimizando o uso de banda, e consequentemente, em conexões mais lentas isto era uma mão na roda.
Com o passar dos anos esta funcionalidade perdeu um pouco o sentido pois com a chegada da banda larga a otimização chegou com o aumento dos links.
Mas, se boa parte do navegador deixou de fazer sentido a Opera achou um nicho aonde atacar. Ela acaba de lançar um aplicativo que utilizando esta capacidade de compressão de dados que ela tinha no seu navegador promete economizar seus dados ( ou seja, otimizando a transferência dos arquivos ) o que acabaria por estender seu plano.
Fiz alguns testes aqui e ele faz o que promete. Realmente otimiza em muito a transferência de dados no uso do Instagram e outros programas.
Literalmente o que era feito no navegador do qual eu era usuário até que ele deixou de ser o Opera para, como eu já disse, ser um clone do Chrome.
Espero que a Opera retorne com novidades inclusive para nossos desktops.
O único porém deste aplicativo é que ele ainda não está disponível para o Brasil mas há uma versão global ( ou seja, funciona para todo o mundo ) disponível para download.
Vale o teste. Meus próximos testes serão no quanto ele causa de queda no tempo de vida da bateria, que, quando falamos de Android sempre é um quesito muito importante.