Ubuntu phone

Os experimentos do Ubuntu e Unity em smartphones foram abandonados

Os experimentos do Ubuntu e Unity em smartphones foram abandonados

Quem é usuário e entusiasta de tecnologia móvel ouviu falar do Ubuntu e com toda certeza já teve contato com a interface Unity que fazia parte também dos desktops. E era com o Unity que a Canonical ( empresa por trás do Ubuntu ) estava apostando em conseguir chegar aos dispositivos móveis.

Eles conseguiram criar o Ubuntu Touch e tinham como idéia mantê-lo nos ambientes móveis e desktop a fim de criar um ecossistema completo, tal qual a Microsoft tentou com o seu Windows Phone.

O problema é que parece que as coisas não andaram tal qual eles esperavam e ontem eles resolveram anunciar que não mais irão usar o Unity no Ubuntu ( optando pelo Gnome ) e o seu foco agora será mais em cima de IoT e Nuvem.

Este abandono do Unity ( pelo pessoal da Canonical lógico, mas alguém da comunidade o irá adotar e continuar seu desenvolvimento ) também marca o abandono da idéia do Ubutu em smartphones. Eu desde que ouvi falar do Ubuntu Phone esperava que ele vingasse pois era um dos poucos sistemas do mercado que eu acreditava que realmente tinham chance de conseguir bater um pouco a hegemonia do Android.

A interface do Gnome ( eu pessoalmente não sou fã nem dela nem do Unity ) consegue ser um pouco mais touch-friendly que o Unity o que significa que as pessoas que gostam de usar máquinas virtuais e outros poderão agora executar o Linux com muito mais facilidade em dispositivos Android e Chrome OS.

E isso vai ajudar em muito na popularização do sistema pois mesmo que eu não goste dele tenho que reconhecer que o sistema é sim um dos mais utilizados no mundo e, pelo motivo de ter muitos usuários é um dos que mais tem ferramentas e suporte.

E isto ajudará em muito na sua chega em qualquer tipo de dispositivo e com a IoT tomando conta do mundo, a Canonical pode realmente estar apostando no lugar certo.

Aliás, ela sempre acertou. Quem se lembra quando ela apareceu apostando seus esforços em um desktop de altíssima qualidade, lembra que ela conseguiu desbancar o famoso Debian em popularidade.

Quando o Unity apareceu  a relação de amor e ódio com a distro aconteceu e, agora, parece que iremos ver um bom capítulo legal na vida da distribuição.

Portanto vamos ver o que a Canonical está preparando para este novo capítulo do Ubuntu.

Eu fico chateado porque eu realmente apostava nele como uma opção ao Android mas … parece que realmente o robôzinho verde vai ter vida para muitos anos.

 

Via Android Headlines

comments powered by Disqus