Aplicativos Hacks Xposed Framework

Otimizando com eficácia o Media Scanner no seu Android com o Media Scaner Optimizer e o Xposed Framework

Se há um grande problema na maioria dos dispositivos Android é o famigerado Media Scanner. Este processo é o responsável por verificar todos os arquivos de mídia do seu smartphone ou tablet logo na inicialização.

O resultado deste processo de escaneamento dos seus discos pelo Media Scanner é salvo no Media Store, que é um banco de dados de todos os arquivos de mídias do seu dispositivo.

O grande problema do Media Scanner é que ele apesar de a cada Android ser mais otimizado, ainda é um serviço que a cada reinicialização do Android drena muito a bateria, já que o processo de leitura e gravação do resultado gera o uso de muitos ciclos de CPU causando alto uso da bateria.

Infelizmente o serviço do Media Scanner não fornece nenhum menu para ser manipulado rodando em segundo plano automaticamente. Há alguns hacks para desabilitá-lo mas isto se torna um problema pois vários arquivos que você colocar no seu disco podem não ficar disponíveis para a sua galeria de fotos ou até para uso em um ringtone qualquer.

Media ScannerPensando neste problema um desenvolvedor criou um módulo de nome Xposed Media Scanner Optimizer  para o Xposed Framework que tenta sanar estes problemas com o servidor de mídia fornecendo uma série de controles bem interessantes.

Com este módulo é possível selecionar quais pastas serão analisadas pelo serviço, executar o processo em primeiro plano e acionar o serviço quando você quiser que seus arquivos sejam novamente analisados.

Estes são os controles mais básicos e o módulo fornece alguns outros que são muito, mais muito interessantes mesmo.

Para usar o módulo seu telefone precisa estar rodando uma versão do Android igual ou superior a 4.0.4. Além disto você também irá precisar do Xposed Framework já que o app é um módulo dele.

Um ponto importante é lembrar que o Android 5.0 Lollipop ainda não é suportado pelo Xposed Framework ( já que ele ainda não tem uma versão para trabalhar com o ART ) portanto infelizmente caso você esteja nesta versão de Android o módulo não irá funcionar.
Assim, caso você queira baixar o módulo ele está disponível no repositório do Xposed Framework ou você pode baixá-lo no tópico do XDA-Developers.

Até o presente momento sua versão mais atual é a 1.1 e está rodando sem problema nenhum na Pardus ROM do meu G2 ( ROM baseada na Stock ).

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */