Por mais que as pessoas sejam avisadas parece que elas nunca ouvem o óbvio, ou seja, sempre teimam em usar padrões de senhas ou até, padrões de bloqueio no Android não muito seguros e óbvios.
Um recém graduante da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia divulgou algo que qualquer pessoa que tenha um pouco de conhecimento de Segurança da Informação já sabia. Usar um padrão de bloqueio no seu smartphone Android óbvio, ou seja, mal escolhido é tão útil como a utilização de “senha” como a senha do seu smartphone.
Ele estudou mais de 4.000 padrões como parte de sua tese de mestrado e Loge descobriu alguns resultados bem complicados – de acordo com a pesquisa, 77% dos participantes começavam o seu padrão de um dos quatro cantos e uma enorme quantia, por volta de 44% começou os seus padrões a partir do canto superior esquerdo.
Outras observações bem interessantes da tese de Loge é que a maioria dos padrões no Android utilizam 4 nós ( dos 9 possíveis ) e apenas 10% dos participantes usam padrões de bloqueio que são derivados do alfabeto.
Ou seja, no fim os bloqueios do Android estão seguindo a mesma falta de qualidade das senhas que acabam por não proteger em nada os dispositivos das pessoas.
O que é sugerido na pesquisa é que os padrões envolvam mais nós e até misturem-se entre si para que seja mais difícil de ser predito.
Eu atualmente não utilizo mais padrões no meu smartphone pois acho eles um pouco fáceis demais e optei por usar uma senha, mas, caso você utilize um padrão é hora de começar a repensar sua ilusão de segurança e realmente escolher algum que seja difícil de traçar e adivinhar.
Via Arstecnica