Um dos sistemas móveis mais celebrados nos últimos tempos e que vem ganhando muita atenção é o Ubuntu para dispositivos móveis. Não tivemos ainda a chance de ver nenhum destes smartphones em território nacional, mas, em compensação, parece que os Europeus a partir de amanhã irão poder conhecer mais um aparelho que estará rodando este sistema operacional, no formato de convites.
Este smartphone que estará chegando amanhã ao mercado é baseado no Meizu MX4 e será vendido por 299 euros ( por volta 345 dólares ). O MX4 “Ubuntu Edition” está disponível para desenvolvedores na China desde maio e agora chega a Europa. A Meizu e a Canonical anunciaram esta parceria no ano passado e haviam mostrado alguns pequenos protótipos ao longo de 2014.
O MX4 modificado é muito bonito e tem tudo que esperamos de um smartphone de um fabricante chinês ou não. O aparelho possui um display de 5,4 polegadas com resolução de 1920 x 1152, um processador MT6595 octa-core de 2.2 GHz, 2 GB de RAM, 20.7 MP na câmera traseira e uma câmera frontal de 2 MP e uma bateria de 3100 mAh que dá uma autonomia até interessante ao aparelho.
O modelo infelizmente terá somente 16 GB que é um espaço interno bem limitado e, infelizmente, vem sem o slot para um cartão microSD.
O primeiro smartphone que veio com Ubuntu foi o Aquarsis E4.5 que chegou ao mercado europeu em fevereiro com um preço de 170 euros. Ele era bem simples e aquém do que o mercado esperava e acabou sendo considerado caro pelo que ofereceria.
Em compensação o MX4 é um aparelho de mercado médio mas que atende muito bem até os usuários mais chatos.
Devido a ter sido lançado com um hardware bem modesto a primeira leva de smartphones com o Ubuntu não foi lá um grande sucesso ( acabou atraindo somente entusiastas ) e acredito que por este motivo a primeira leva de aparelhos será bem controlada e baseada em um sistema de convites. Para quem lembra como o OnePlus foi lançado, ele será feito no mesmo esquema.
Para conseguir ter um destes smartphones na mão você terá que ir no site da Meizu e completar um desafio ( um quebra cabeça interativo ) que revela detalhes do smartphone e abre a possibilidade do convite.
Não dá para saber como se comportará o sistema de convites mas, de acordo com o VP da unidade móvel da Canonical Cristian Parrino todas as pessoas que visitarem o site conseguirão um convite.
A Canonical e nem a Meizu falaram nada sobre a possibilidade de venda do telefone em outras regiões do mundo.
Brasil ? Calma galera, se ele não está previsto nem para os Estados Unidos, nós é que não estamos na lista mesmo.