Se há uma coisa que a maioria das pessoas entra em pânico sempre que temos uma mensagem rolando no Whatsapp ou no Facebook sobre o aplicativo deixar de ser gratuito.
Mas, a pergunta que fica, é. O Whatsapp é realmente gratuito ?
Desde o seu início o Whatsapp e sua equipe tem o orgulho de dizer que não importuna o usuário com propagandas e, que, por sua vez, protege os dados de olhares curiosos.
Mas tudo tem seu preço. Lembra da frase que não existe almoço grátis ? E isto é uma realidade. Para a manutenção da estrutura do Whatsapp, principalmente pelo volume de usuários que hoje utilizam o serviço é necessário que o mesmo cobre um valor irrisório.
Ao contrário do que todo mundo acredita o Whatsapp não é gratuito. Nem nos Androids, nem no Windows Phone e muito menos no iPhone.
No caso do iPhone ele possui um valor fixo ( US$ 0.99 ) para download e após isto não é cobrada nenhuma anuidade. Aliás, após isto a Apple permite que se baixe o aplicativo várias vezes, desde que você utilize o mesmo Apple ID ( mas houveram rumores a um tempo atrás que ele passaria a ser gratuito na Apple Store e entraria no mesmo esquema de assinatura anual ).
No Android e no Windows Phone ele é gratuito para download e você recebe um ano gratuito ( um tipo de test drive ) do produto e após isto ele passa a ser cobrado.
Aliás, diga-se de passagem, ele tem um custo bem baixo, o que é muito fácil de ver pelas telas abaixo , que estão na opção Configurações > Informações da Conta do programa.
]1
Como pode ser visto na opção o Whatsapp tem um menu de pagamentos.
E como pode ser visto acima temos 3 planos com valores bem irrisórios, como eu já disse. O de 5 anos, o mais caro, custa menos de 10 reais.
Apesar do Whatsapp oficialmente não ser gratuito ele não lhe bloqueia, pelo menos até o momento quando você não faz o pagamento da anuidade após um ano.
Em geral o aplicativo após o ano vencer , ele lhe avisa que o período de avaliação terminou e lhe dá mais seis meses ou um ano.
Não sabemos até quando isto ocorrerá mas como ele no momento é um aplicativo da família do Facebook tenho lá minhas dúvidas se realmente teremos que pagar em algum momento.
Usuários que hoje pagam por isto em geral o fazem mesmo para apoiar o programa que usam no seu dia a dia.
Se algum dia você ouvir ou receber alguma mensagem de alguém falando sobre a cobrança do Whatsapp não se preocupe.
Ela sempre existiu, só não é condição final para sua conta existir ou não dentro da rede deles.