É aquele lado do Google que eu não gosto. Quando você lança um produto em código aberto uma das coisas que você não deve fazer é ficar ‘chateado’ quando começarem a aparecer variações que não lhe agradam.
Apesar de criador do Android, o Google deve a coreana Samsung boa parte da popularidade que ele tem em relação ao Android. A empresa vendeu milhares de smartphones e tablets ao longo do mundo e, apesar das intensas críticas dos usuários ( em geral, usuários mais avançados, como eu, que vão criticar qualquer coisa mesmo ) sempre personalizou demais suas ‘distribuições’ de Android que vem com seus dispositivos.
A personalização mais criticas é o TouchWiz ( que é o Launcher ou Interface do aparelho com o usuário ) e diversos aplicativos que boa parte dos usuários acha inútil ( agora, penso eu. Se você acha inútil, você já não é um usuário comum. Portanto, vai pro XDA e deixa de ser chorão ).
O que acontece é que o Sr. Google ficou meio chateado com as mudanças que foram feitas no Android que está sendo fornecido junto com seu Galaxy NOtePro de 12,2 polegadas, que tem um visual muito parecido com o Windows 8 ( diga-se de passagem, algo bem inteligente para um tablet tão grande que pode ser utilizado também como dispositivo de mesa ou seja, um desktop.
Talvez por causa do visual a Google não curtiu muito e resolveu que era hora de conversar com a criativa Samsung. Ao que parece eles vão tentar um acordo entre si para não modificar tanto a interface do Android.
Pessoalmente acho isto um tiro no pé. Com toda sinceridade, apesar de amigável realmente a interface da Microsoft tem muito a oferecer para o mundo Android.
Comprei a pouco tempo um Nokia Lumia para minha esposa e fico espantado com a curva de aprendizado que ela teve com o sistema.
A interface do sistema tal qual a interface dos dispositivos Apple é pensada mesmo para o usuário comum e como é muito parecido com o Windows do desktop tiro e queda que o usuário sentirá menos ao usar o sistema.
Talvez por isto eu já tenha começado a ver notícias da Samsung flertando com a Microsoft em relação a dispositivos com o Windows …
O futuro do Android é meio incerto por causa destas coisas. Amo o sistema como um todo mas é garantido que temos um impasse.
O Google precisa urgente colocá-lo realmente estável … e manter os soldados nesta luta pela popularização do sistema.
Porque, sem dúvida, perder a Samsung é praticamente perder a batalha.