Um dos principais problemas das baterias de nossos smartphones não durarem muito tempo é que muitos dos aplicativos que você instala no seu smartphone estão em constante comunicação com seus respectivos servidores para puxar conteúdo para que você tenha os dados que você precisa em cada um deles.
Mas, como nem tudo são flores , um estudo realizado recentemente por pesquisadores do MIT trouxe algumas informações interessantes e bastante irritante sobre a forma como esses aplicativos se comunicam.
Verificou-se que mais de metade da comunicação entre servidores de aplicações e os seus apps não alteram em nada a sua experiência com os apps.
Estas comunicações secretas ( ou ocultas ) não estão puxando ou enviando dados realmente importantes, mas sim, simplesmente mapeando o modo como você se comporta no uso dos aplicativos ( ou do próprio Android ).
Questões sobre a privacidade, pelo menos nos últimos tempos, se tornaram as primeiras preocupações em casos deste tipo, mas há também o problema do consumo de bateria e utilização excessiva da nossa franquia de dados nas operadoras, um problema principalmente em países como o nosso em que tudo é muito caro.
E, segundo a pesquisa, a coisa é bem complicada. Por volta de 63% das nossas comunicações externas feitas pelos aplicativos mais populares e gratuitos na Google Play Store não tem nenhum efeito sobre a funcionalidade do aplicativo.
Ao analisar por volta de 500 aplicativos gratuitos populares na Google Play Store e bloquear este tipo de comunicação com os servidores externos não mudou em nada a funcionalidade para o usuário final.
Um exemplo que foi destacado pela ZDNet é o aplicativo oficial do Twitter que colta dados sobre vídeos seguidos por usuários em tweets. O aplicativo do Walmart, por exemplo, que tem uma função de digitalização de códigos de barra e se comunica com um servidor do Ebay.
Nós sabemos que este tipo de coleta de dados é normal e muito importante para as empresas que os produzem , mas, o grande problema é que elas não avisam os usuários e boa parte deles nem tem notícia de que isto acontece.
De acordo com Julia Robin do MIT ( uma das responsáveis pelo paper do departamento Ciência da Computação e MIT Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL) ) eles não estão dizendo com a pesquisa que isto tem que ser eliminado, mas sim, que os usuários tem que ser avisados sobre isto.
Logicamente, isto tem um papel bem grande na privacidade dos usuários.
A principal fonte destas comunicações secretas foi o próprio Google , o que é compreensível, pois eles vivem de propaganda. E após eles vem a Gameloft, InMobi, Millennial Media, Mopub, Mobileleads, Tapjoy, Facebook, e Flurry.
E, infelizmente, o grande problema é que os usuários não são informados por nenhuma delas destas comunicações secretas principalmente porque isto pode afetar o desempenho e a privacidade dos dispositivos dos usuários.
Portanto, se você está curioso, como eu fiquei com esta pesquisa, é só dar um pulo neste link aqui e conhecer mais dados sobre os aplicativos que cada vez mais usam e abusam da nossa bateria e privacidade.