Lookout é um dos produtos de segurança para Android que eu sempre respeitei ( e funciona de verdade, ao contrário do Psafe que é pura enganação ).
E os pesquisadores da Lookout descobriram que um malware pode arruinar sua vida e experiência no seu smartphone já que é capaz de ganhar root. Sim, para quem não sabe o root é como ganhar poderes de super usuário em um Linux por exemplo. Ele permite que você faça mudanças de todas as configs do seu smartphone e mude muita coisa. Agora, imagine se um malware tivesse também todo este poder ?
E foi logo no início desta semana que o pessoal do Lookout publicou um relatório que diz que eles encontraram por volta de 20 mil amostras de adwares que fazem o auto-root e o pior. São malwares que infiltram em aplicativos oficiais como Candy Crush, Twitter, Facebook e outros.
O código é capaz de fazer o auto-root, ou seja, root automático e se instala como aplicação de sistema. Para quem é modder sabe muito bem que para o usuário comum é algo bem difícil remover isto, principalmente, porque talvez ele nem tenha acesso ‘root’ oficialmente no seu sistema.
O Lookout descobriu 3 versões deste malware que foram apelidadas de Shodun, Kemoge ( na Lookout ganhou o nome carinhoso de ShiftyBug ) e Shaunet.
Estas 3 famílias de trojans se comportam de maneira bem semelhante e eles vem com uma série de exploits que podem ser usados em uma série enorme de dispositivos de muitos fabricantes.
A Lookout diz que os 20 mil exemplos de aplicativos encontrados apareceram principalmente nos Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Índia, Jamaica, Sudão, Brasil ( conhece a mania brasileira dos gratuitos né ? ) México e Indonésia.
O exploits de root usados são o Framaroot, ExynosAbuse e MemeExploit .
Como pode ser visto estes frameworks cobrem uma gama enorme de dispositivos e podem pegar quase todas as versões do Android.
Eu sempre falo por aqui e pouca gente leva a sério, mas boa parte dos usuários que foram infectados utilizam lojas de aplicativos de terceiros, ou seja, não é a Google Play Store ( coloque aí também os aplicativos adquiridos em sites que fornecem os premium gratuitamente ).
E pasmém, até aplicativos como o Whatsapp estão sendo remodelados para ter este adware instalado o que faz com que os usuários acreditem que estão sendo vítimas de algo legítimo quando na realidade não o estão sendo.
Este problema fica mais complicado ainda quando pensamos o quanto é difícil remover estes aplicativos. Um simples hard reset não vai fazer isto e portanto, para remover isto é necessário reinstalar toda a ROM de modo bem forçado.
Portanto evite adquirir aplicativos fora Google Play Store, e como sempre, instale antivírus de verdade, ou seja, como o Lookout para realmente se sentir um pouco mais protegido.
<div class="developer">
<span class="label">Developer: </span><br /> <span class="value"><a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/dev?id=5460769146474165337"><span>Lookout Mobile Security</span></a></span>
</div>
<div class="price">
<span class="label">Price: </span><br /> <span class="value">Free</span><br /> <span class="rating"></p>
<div title="5 of 5 stars" class="rating-stars stars-monochrome stars50">
</div>
<p>
</span> </div>
</p></div> </div>
<p>
<!-- /WP-Appbox -->
</p>
<p>
<strong>Via <a href="https://www.androidheadlines.com/2015/11/lookout-researchers-find-new-auto-rooting-adware.html" target="_blank">Android Headlines</a></strong>
</p>