Dicas

Polícia britânica é a primeira com presença no Snapchat e de forma bem pouco agressiva

Polícia britânica é a primeira com presença no Snapchat e de forma bem pouco agressiva

Uma coisa que sabemos é que policiais não são bem vistos pela comunidade local. No Brasil isto passa pelo trauma histórico de uma ditadura até pelo despreparo de alguns policiais com o tratamento com o público.

Mas, uma coisa é certa. Quem tem que correr atrás de eliminar este tipo de sentimento é a polícia. E esta ação da polícia inglesa é muito interessante.

Nós logicamente sabemos que somos monitorados 24 horas por polícias e governantes tanto no Twitter quanto no Facebook mas a polícia de West Midlands no Reino Unido está fazendo algo diferente.

Talvez seja a primeira força policial com uma presença ativa no Snapchat permitindo que moradores locais possam acompanhar suas atividades via atualizações de fotos e vídeos ( e ainda permitindo interação direta com a corporação ).

Polícia chega ao Snapchat

Eles estão aproveitando a popularidade enorme do Snapchat com jovens e ao criar sua própria conta tem a intenção de conectar-se com as pessoas mais jovens e ajudá-los a estreitar as ligações com a força policial local ( ou seja, uma coisa a ser copiada pois diminuiria um pouco a raiva que há entre polícia e população ).

Eles já tem uma base de pelo menos meio milhão de pessoas o que é muito interessante como uma estratégia de comunicação ( e, esqueçam blogs como os brasileiros sobre polícia. A maioria deles só alimenta o aumento do sentimento que eu citei acima, nunca unem ).

A intenção da corporação é que se crie uma relação de confiança mesmo entre eles e a população pois as mídias sociais são ótimas para este fim. Eles podem compartilhar dicas sobre prevenção ao crime e ainda, incidentes e dá a corporação policial a capacidade de oferecer uma perspectiva única sobre o trabalho que eles prestam a população.

A polícia de West Midlands já tem uma forte presença em mídias sociais como Facebook, Twitter, Youtube , Flickr e Instagram então eles já tem uma grande experiência e sabem o que estão fazendo. Com o nome de usuário “WestMidsPolice” irão compartilhar imagens de vários departamentos usando as funcionalidades de história do SnapChat e, logicamente, as mesmas estarão disponíveis 24 horas por dia a qualquer usuário do aplicativo.

Só achei estranho ( eu acho que criar um canal mais seguro para este fim seria interessante em meios móveis ) eles pedirem para que os usuários não façam relatos de crimes pelo aplicativo, pois, pelo que eles dizem as provas poderiam desaparecer no momento em que o incidente fosse a júri.

comments powered by Disqus