Muita gente acha que eu pego demais no pé de grandes corporações e até, de governos ( os quais não respeito mesmo ), mas uma coisa é certa ambos querem cada vez mais nossos dados. E ao que parece a União Européia não ficou muito feliz com a Microsoft e seu aplicativo Outlook que foi lançado a pouco tempo atrás na Google Play Store.
O trabalho da União Européia em cima de privacidade é bem conhecido e eles estão bloqueando o app por questões de privacidade. De acordo com o parlamento europeu, a Universidade de Wisconsin e da Universidade de Delft, na Holanda porque o aplicativo armazena contatos na nuvem ( oi Google ) , amazena informações de senha e, pasmém, é capaz de enviar estas informações para a Microsoft via e-mail sem a permissão dos usuários ( apesar de que, sabemos nós, que isto é algo que qualquer outro serviço na nuvem pode fazer, sem nem ao menos enviar qualquer tipo de e-mail ).
Parece que o problema todo ocorreu por causa da política de privacidade do produto da Microsoft. O termo menciona que embora as informações de e-mail, dados do calendário, catálogo de endereços e contatos são enviadas de forma segura para o app , o Outlook pode armazenar temporariamente estas informações e seus metadados temporariamente em um serviço de nuvem de terceiros.
Este é um problema grande de segurança porque como é uma estrutura de terceiros a Microsoft não tem controle completo ( como qualquer pessoa de TI sabe ).
Assim, a partir de hoje ninguém no parlamento europeu, como na Universidade Delft como também na Universidade de Wisconsin pode usar o aplicativo que teve seu acesso bloqueado.
Apesar de após o bloqueio nenhum dos membros ou funcionários do Parlamento da União Europeia poderem usar o aplicativo quem já baixou pode continuar a fazê-lo, e , portanto, eles sugerem que você desinstale o mesmo e inicie uma mudança de senha completa de todos os serviços que tenha conectado ao aplicativo.
Há um certo alvoroço em cima de privacidade e portanto é meio que padrão vermos alguns exageros. Neste caso em específico é porque como o Outlook é visto como uma ferramenta corporativa ele acabou causando desconfiança ao parlamento europeu pois eles não poderiam controlar o fluxo dos dados que estava sendo enviado para a Microsoft e para terceiros.
A Microsoft inclusive deixou claro que isto tudo está dentro dos padrões da empresa e que este novo aplicativo Outlook que foi lançado a pouco tempo para o Android e o iOS na realidade é simplesmente o aplicativo “Mail” de uma empresa que a Microsoft comprou no ano passado.
Assim, no fim, os usuários já estavam mesmo passando por problemas a um bom tempo.
A privacidade realmente virou uma grande preocupação mundial mas é garantido que o parlamento só realmente moveu-se porque viu que dados críticos deles poderiam estar sendo vistos por pessoas que eles não permitiram.
Mas que é um grande baque na Microsoft é.
Via Android Headlines / PCWorld