Android Aplicativos Comunicação

Porque o Whatsapp Web não é uma aplicação tão boa o quanto esperávamos …

Porque o Whatsapp Web não é uma aplicação tão boa o quanto esperávamos …

É, semana passada foi uma semana atribulada para o Whatsapp e seus usuários. Se por um lado eles resolveram que era hora de dar um basta nas aplicações não oficiais que estavam conectando em sua rede, por outro brindaram os usuários com uma funcionalidade que era a muito tempo requisitada, um cliente web para o Whatsapp.

Ele é interessante e, no fim, é simplesmente um espelho do Whatsapp que está no seu smartphone. Aliás, ao contrário de outros aplicativos, ele depende totalmente do seu smartphone. Pois, caso seu smartphone não esteja on line naquele momento ou por algum motivo, o cliente do que roda no Google Chrome não consiga visualizá-lo, tenha certeza que nada funcionará.

E, é este o grande motivo de vermos diversas falhas no Whatsapp web. Que não são poucas, diga-se de passagem.

Não funciona com o iOS da Apple

Não me preocupo muito com os usuários de iPhone, até porque não tenho um iPhone, mas temos que reconhecer que mesmo o Android sendo maioria do mercado, eles são parte bem importante do mercado móvel.

E por representar uma grande parte dos usuários de smartphones do mundo é muito estranho observar que eles deixaram esta grande gama de usuários fora desta utilidade.

A justificativa ( se é que há alguma ) é que há problemas com o multitarefa do iPhone as notificações push, demostrando que o novo produto é no fim uma mezo gambiarra tecnológica.

 Somente trabalha em conjunto com a aplicação móvel

Eu fiquei super feliz no final do ano quando fique sabendo que o desenvolvedor web do Telegram havia sido contratado para o desenvolvimento do aplicação web do Whatsapp. Como ele tinha um conhecimento legal por ter trabalhado naquele projeto eu pensei logo que teríamos algo bem parecido com o que foi implementado lá.

Lêdo engano o meu. O Whatsapp Web não iria ser algo autônomo, mas, o produto lançado depende completamente do smartphone para funcionar. Ou seja, ele é somente uma interface entre o seu smartphone o seu navegador de internet, conforme já falamos.

Sendo mais claro. Isto significa que as mensagens recebidas no seu smartphone são encaminhadas para o seu navegador e todas as mensagens que você enviou via navegador são encaminhada para o seu smartphone para aí sim ser entregue para o seu contato.

Ou seja, no fim, seu smartphon faz todo o trabalho. Ele não é como o Telegram ou o Hangouts que são aplicações que tem versões Web e nos smartphones que são independentes e não geram nenhum excesso de trabalho em nenhuma das plataformas.

 

Sim, ele só funciona no Google Chrome

Parece que a mania chata que o Google desenvolveu nos útlimos tempos de lançar produtos que só rodam no Google Chrome ( o Inbox é um destes exemplos ) chegou também a equipe do Whatsapp.

E por algum motivo que eles ainda não explicaram qual é ( chuto que utilizam alguma API ou biblioteca do Google Chrome ) eles deixaram de fora todos os usuários que gostam de usar o Firefox, Safari, Internet Explorer , Opera e qualquer outro.

Portanto, se você estava fugindo de usar o Google Chrome pela sua mania maluca de usar toda a CPU ou memória disponível do computador, se quiser usar o Whatsapp Web terá que conviver com isto e retornar o uso do navegador do Google.

Ele drena a bateria do Smartphone

Cheguei a comentar isto no trabalho ao longo da semana e realmente observei isto. Ao utilizar o Whatsapp web durante um bom tempo ele acaba fazendo com que a bateria do smartphone seja utilizada muito mais rápido.

Isto acontece porque a aplicação quando você está utiizando o Whatsapp Web tem um trabalho adicional . Este trabalho adicional é o de receber as mensagens e enviar para o desktop e também a via contrária.

Como todo o trabalho de envio e recepção das mensagens é feito pelo smartphone ele passa a ter mais um trabalho adicional que gera a necessidade da aplicação ficar acordada o tempo inteiro. Isto, por sua vez, não deixa que seu smartphone entre em deep sleep ( dormir totalmente ) e como sabemos, isto causa mais drenagem de bateria.

Ah, e lembre-se sempre de deslogar do computador e do smartphone. Senão a aplicação continuará drenando a bateria.

 Se você não tomar cuidado, ele irá usar todo o seu plano de dados

Bom, se você está no seu escritório ao longo do dia talvez nunca tenha pensado sobre isto já que tanto o seu Whatsapp quanto o seu desktop ou ldaptop esteja ligados a uma rede Wi-Fi. Mas vamos mudar para um cenário hipotético.

Você está em um café ou até, em um evento e começa a conversar loucamente através do Whatsapp Web. Como ele está executando no seu smartphone durante todo o tempo de conversas ele está utilizando seu plano de dados. E caso você envie muitos vídeos, áudios e imagens, garanto, em pouco tempo você estourará o seu volume de dados mensais.

Todos estamos cientes disto mas no fim, é meio difícil lembrarmos de mudar dos dados móveis para o Wi-Fi sempre que formos usar o Whatsapp Web, mas, uma coisa é certa.

O Whatsapp Web só é realmente indicado quando você está ligado a uma rede Wi-Fi, a não ser, lógico, que você tenha algum plano de dados que lhe dê tráfego ilimitado mensal.

No fim, o Whatsapp Web é uma ótima idéia, mas foi implementado de modo inadequado

Como eu disse no início do artigo, eu esperava um pouco mais do Whatsapp Web. Como ele foi implementado por uma grande empresa que no fim é o Facebook que hoje é dono do Whatsapp achei que eles utilizariam o expertize da gigante no Facebok Messenger para implementar uma solução mais inteligente.

Ainda por cima, contrataram pessoas da equipe do Telegram o que trouxe para todos que acompanharam o processo uma idéia de que viria algo genial.

E no fim, veio esta grande gambiarra, para não dar outro nome. Espero que este atual modo de funcionamento esteja para ser abandonado nas próximas versões e que finalmente tenhamos mesmo um Whatsapp Web tal qual temos o cliente web do Telegram.

Totalmente autônomo, com suporte a todos os navegadores possíveis e realmente, multi-plataforma.

Se ele no atual momento já é funcional, esperemos que quando todos estes requisitos forem atendidos, ele se torne realmente o estado da arte, e realmente atende completamente a todos os usuários de Whatsapp do mundo inteiro.

Baseado no texto do AndroidPit

 

comments powered by Disqus