Dois dispositivos Android receberam certificação na 3C ( China Compulsory Certification ) e acredita-se serem o Nokia 9 e o Nokia 6 (2018).
Os números de modelo dos dispositivos são TA-1042 e TA-1054 e o primeiro será o carro chefe da Nokia no próximo ano e o segundo um dispositivo de mercado médio da empresa.
Aliás, em dispositivos de mercado médio a Nokia sempre foi uma empresa que teve boa participação de mercado.
De acordo com relatórios anteriores os dispositivos devem chegar ao mercado nos próximos meses embora não esteja claro quais sejam os mercados alvo dos mesmos.
Os certificados recentemente adquiridos são uma indicação direta que o Nokia 6 (2018) e o Nokia 9 serão lançados na China e na Índia já que são mercados prioritários para a maioria das empresas de tecnologia hoje, até porque foram os mercados que ela atacou nas últimas vezes.
Como ela está seguindo um padrão possivelmente o Nokia 9 não deva ser lançado nos Estados Unidos embora o Nokia 6 (2018) possa ser um dispositivo que passeie por este país.
O modelo TA-1042 que é o Nokia 9 deverá ter também pelo menos duas variantes adicionais conhecidas como TA-1005 e TA-1009 conforme já foi informado por membros da indústria.
O Nokia deverá ser lançado no dia 19 de janeiro mas não está claro se o Nokia 6 (2018) irá acompanhá-lo, até porque nem sabemos se esta data é realmente precisa.
A empresa finlandesa sugeriu anteriormente que irá lançar pelo menos um dispositivo topo de linha Android no primeiro semestre de 2018.
O Nokia 9 acabou virando alvo de uma série de rumores nos últimos meses com a maioria das fontes alegando que o aparelho está configurado para oferecer o mesmo poder de hardware que o Nokia 8 com formato mais compacto e com muito menos bordas.
Esta é uma das grandes oportunidades da HMD conseguir ganhar seu espaço no mundo Android até porque a CES deve estar acontecendo ainda em janeiro também.
Como a CES está próxima poderemos ver alguns dispositivos da Nokia sendo apresentados ao mercado durante a feira, apesar do evento este ano ser mais voltado para o segmento de Internet das Coisas e soluções para casas inteligentes, não sendo um ambiente muito propício para a chegada de smartphones.
Mas … ainda não sabemos como a Nokia/HMD se portará. A certeza é que seus produtos estão sendo esperados e tomara que consigam mesmo apresentar boas coisas ao mercado, já que a Nokia é uma empresa que sempre teve um bom espaço e qualidade de produtos.
Via Android Headlines