Todo novo lançamento de um sistema operacional é um grande teste tanto para os usuários quanto para os desenvolvedores. Sim, porque mesmo que uma empresa tenha um grupo para efetuar os testes nunca se pega todas as possibilidades que podem ocorrer quando ele é colocado no mercado.
E quando falamos de um sistema operacional com o Android utilizado por milhões de usuários ao mesmo tempo se torna uma realidade. E, às vezes, aquele sistema operacional que é apresentado no Google I/O como vanguarda, se torna na realidade um grande problema para os usuários.
O Android 5.0 Lollipop foi mais ou menos assim e mesmo que tenham saído diversas revisões já do mesmo, nenhuma parece ter conseguido resolver os bugs mais críticos do sistema.
Aliás, é bom lembrar que isto sempre é natural quando temos versões do Android que mudam muito como esta. Quem usou o Ice Cream Sandwich deve estar tendo Deja Vus constantes durante o uso do Lollipop.
E se há um problema terrível para qualquer tipo de usuário Android é famoso memory leak. E desde seu lançamento já foi observado no Android Lollipop este vazamento de memória que é responsável por um chato encerramento de aplicativos ( muitas vezes totalmente randômico ) e a frequência com que recarrega a tela inicial.
Este é um problema terrível pois um aplicativo que por exemplo tenha no máximo 500 MB de RAM pode passar a utilizar por volta de 1,2 GB de RAM ou mais, e mesmo que os dispositivos tenham 2 ou 3 GB de RAM é um consumo muito elevado que pode em muitos momentos causar lentidões que realmente nos deixam muito chateados.
Aliás, este vazamento de memória e estes recarregamentos constantes são também culpados por outro problema que eu estou vendo ser recorrentemente reclamados pelos usuários. A queda de vida útil da bateria, ou seja, ao invés de aumentar o tempo que o celular fica fora de uma tomada, está é diminuindo.
O bug tracker do Google ( Android Issue Tracker ), ou seja, o local onde os usuários reportam os problemas nos seus sistemas operacionais e dispositivos está cheio de relatórios que foram enviados por dezenas de usuários bastante infelizes com problemas relacionados a praticamente todos os modelos de Nexus.
Um dos usuários inclusive deu uma boa dica ao Google quando notou que o problema é o system_server ( aliás, sempre é ele o problema ) e parece que tudo está neste arquivo frameworks/base/services/core/java/com/android/server/display/ColorFade.java .
E a dica parece ter sido realmente muito boa pois este problema em especial já foi marcado como FutureRelease, ou seja, está marcado para estar disponível em uma próxima versão do nosso amado robôzinho verde.
Não se tem ainda datas exatas para os próximos lançamentos das novas versões do Android e nem se ele virá como Android 5.1 ou 5.0.3 mas realmente se isto vier em uma próxima versão e resolver o problema de vazamento de memória será um bom passo para que o Android Lollipop comece a ser pensado como um real sistema operacional para o dia a dia de todos os usuários do mundo.
Eu, ainda fico com o meu KitKat. Este Deja Vu de Ice Cream Sandwich me deixa um pouco assustado 😛
Via Phandroid