A CyanogenMod é sem dúvida a base mais utilizada para a maioria das ROMs que temos hoje na comunidade Android e a velocidade do trabalho deles é realmente admirável.
Quando o Android Lollipop chegou eles rapidamente já começaram os seus trabalhos e como sempre deixam os seus repositórios disponíveis para qualquer pessoa começamos a ter diversas versões não oficiais da CyanogenMod 12 publicadas na maioria dos bons fóruns de modificação ao longo do mundo.
Por isto é bom lembrar que boa parte das versões não oficiais que estão aparecendo por aí são fruto disto e a CyanogenMod oficialmente não havia liberado nada para público até ontem.
A primeira rodada de Nightlies ( que são as ROMs geradas toda noite a partir de uma rodada de atualizações do git ) 31 dispositivos serão suportados e em breve mais estarão disponíveis.
Enquanto é possível que sejam encontrados erros as ROMs ( como é normal nas CyanogenMod ) elas já podem ser usadas no seu dia a dia sem grandes problemas.
Listagem não completa das ROMs já disponíveis a CyanogenMod com o Android 5.0.2 Lollipop
Com a chegada da CyanogenMod 12 a CyanogenMod 11 que é baseada no KitKat terá um horário de atualização semanal até sua liberação M13, após o qual todo o desenvolvimento nela estará congelado ( ou seja, novas funcionalidades não serão mais inclusas ).
Apesar das ROMs estarem operacionais algumas das características específicas das ROMs da CyanogenMod estarão ausentes mas o trabalho deles em cima disto não parou. O que está ausente são as partes para modificação do tema da ROM e todas a personalização na parte de configurações rápidas que ainda está sendo preparada para versões futuras ( só olhar no git deles ).
Alguns recursos novos e específicos do Lollipop que a equipe da CyanogenMod estão preparando chegarão em próximas versões tal com um APP de SMS todo renovado e configurações do ambient display.
Apesar de não indicado, o pessoal da CyanogenMod diz que quem está usando a CyanogenMod 11 pode simplesmente fazer o flash sujo ( ou seja, sem limpar nada ) da CyanogenMod 12 em cima da sua ROM atual.
O que pode acontecer é que caso os erros que ocorram no uso da CyanogenMod 12 atrapalhem o uso do seu celular você deve voltar para a 11, mas aí, com uma limpeza geral do smartphone ( ou seja, reset de fábrica ou o famoso wipe all ).
Se você usa o Xposed … como a runtime do Lollipop é o ART, esqueça. Terá que abandonar o uso do mesmo.
Assim, caso esteja interessado em usar a CM 12 e tenha total certeza que vai enfrentar instabilidades durante o uso destas ROMs, veja se seu dispositivos está suportado nas ROMs liberadas no dia 1 das nightlies da CyanogenMod 12:
Estas foram as builds liberdas ontem. Assim que tivermos mais novidades iremos atualizando com mais versões que estiverem disponíveis.
Via AndroidPolice via CyanogenMod blog