Lendo os feeds no final de semana descobrir que há um projeto para rodar o Wine dentro da plataforma Android para rodar programas Windows. E ao que parece o projeto já está bem adiantado porque no momento já é possível rodar o jogo Paciência no seu Android.
O líder de projeto Wine, Alexandre Julliard apresentou o status do projeto no último FOSDEM. O projeto está focado em suportar os binários do Windows em plataforma x86 e também na plataforma ARM ( sim, abre um precedente para dispositivos com o Raspberry Pi ).
Julliard disse que agora eles estão trabalhando na biblioteca do Android Bionic C, a cross-compilation já está sendo suportada para o Wine e para o Android ambos em i686 quanto em ARM, e tem um suporte básico de drivers usando o modo desktop.
Jogo Paciência em um momento clássico no Windows
Entre os desafios que tiveram em rodar o wine no Android o foco é o rodar o Java dentro do Wine, a arquitetura de processos do Android, a falta de biblioteca que não estão facilmente legíveis, a falta de teclado e mouse, alta DPI dos displays, somente a OPENGL ESS e algumas restrições na área de packing do Android.
Enquanto aplicações básicas já estão rodando no Android com o Wine, os desenvolvedores já estão trabalhando na finalização dos drivers de usuário, suporte a aplicaitovs Direct3D e OpenGL, suporte de áudio, manuseio dos lanchers e os tipos MIME. Todos estes códigos que ainda não estão na mainline do Wine em breve serão inclusos.
Os desenvolvedores do Wine estão também tentando rodar os binários do X86 no ARM usando o Qemu. Este é um recurso que não está ainda completo, mas pode ser o necessário para rodar o jogo Paciência na plataforma ARM.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o que eu postei aqui, dê uma olhada aqui nos slides apresentados no FOSDEM 2014 .
Fonte: Phoronix