É, parece que mais uma empresa está passando por alguns problemas este ano e a Qualcomm parece estar cortando algumas gordurinhas por causa disto. Hoje a empresa enviou avisos de 60 dias para 1300 dos seus 31000 funcionários. O anúncio afirma que o último dia deles será o dia 20 de novembro, o useja, dia de ação de graças americano.
Isto foi divulgado pela CNBC e haverá por volta de 130 cortes da Baía de San Francisco, 158 em Boulder, Colorado e 65 cortes de empregos em Andover, Masschussetts.
É chato saber que várias pessoas irão perder seus empregos mas é algo que nós, e nem mesmo as empresas, temos como controlar, principalmente por causa da opção da Samsung, este ano, em não usar os processadores da Qualcomm nos seus carros chefe.
Mas o pior que não foi só a Samsung que desistiu dos processadores da Qualcomm este ano. Os novos tablets da Amazon que foram anunciados ontem também já não estão usando os processadores da Qualcomm. Se nas séries mais recentes de processadores a Amazon estava usando os processadores da série 800 do Snapdragon nos novos tablets Fire e Fire HD eles optaram pelos chipsets da Mediatek.
E o problema deste ano foi realmente que o Snapdragon 810 esquenta demais e a Amazon pode ter optado pelos Meditatek devido ao seu valor mais acessível e, finalmente, não serem tão quentes em quanto o chipset da Qualcomm.
Mas, é bom lembrar que um chipset da Qualcomm não é simplesmente um conjunto de processadores e sim, o modems e outras partes muito importantes do seu smartphone, inclusive, GPU.
Mas é lógico que o grande trunfo e maior rentabilidade da Qualcomm estão nos seus processadores.
A Qualcomm espera conseguir recuperar um pouco do fôlego com o seu Snapdragon 820 que , de acordo com ela, roda bem mais frio e tem um rendimento bem maior que o Snapdragon 810, que causou um pouco de desilusão ao mercado porque para não ficar super aquecido tem que rodar com o clock mais baixo.
E, outro problema é que seus concorrentes estão ganhando mercado com chipsets tão bons quanto os deles, como a Mediatek e sua nova série Helio que consegue competir de igual para igual com a série Snapdragon 800 e, pasmém, com o Helio X20 trazendo o mesmo poder que encontramos no Snapdragon 820.
Como o processador está sendo esperado para o final deste ano ou início de 2016 esperemos que venham dias melhores para todos os funcionários que não estão na lista daqueles que irão deixar seus postos de trabalho em San Diego, San Francisco, Boulder e Andover.
Ao mesmo tempo espero que a Qualcomm tenha fôlego para vir com novidades interessantes e não nos deixar com a sensação de orfandade que a Nokia e a Blackberry deixaram no mercado.
Via Android headlines