Noticias

A Qualcomm parece não querer que levemos os seus benchmarks do Snapdragon 835 muito a sério

A Qualcomm parece não querer que levemos os seus benchmarks do Snapdragon 835 muito a sério

A Qualcomm parece que está precisando que todos entendam, ou pelo menos acreditem, que o seu Snapdragon 835 não é somente velocidade de CPU.

E para quem não sabe, a empresa já está preparando para lançar seu novo chipset em breve e embora a Samsung, pelo menos num primeiro momento, seja a empresa que está trazendo os olhares para os seus produtos, ela quer deixar claro para os consumidores e empresas as vantagens de ir para os seus produtos, deixando claro que nenhuma outra empresa cumpre a promessa de fornecer uma arquitetura completa de plataforma como a Qualcomm.

Com isto, ela está sendo bem direta. Na semana passada ela forneceu aos jornalista acesso a informações do Snapdragon 835, incluindo a possibilidade de avaliar uma unidade MDP ( Mobile Device Plataform ) que execute hardware mais recente e uma versão stock do Android Nougat.

A jugar pelo conjunto completo de benchmarks da Anandtech , o Snapdragon 835 é realmente uma atualização aos Snapdragon 820/821 em termos de desempenho de CPU e GPU e em alguns outros benchmarks fica atrás de seus antecessores.

 

Em termos de CPU, os usuários vão receber um chipset que irá fornecer pelo menos 10 a 25% de ganho e entre 20% a 30% na parte gráfica, GPU se eles mudarem diretamente do Snapdragon 820 ou 821. É algo significativo, mas … não tem nada de inovador pois no fim é que é esperado num upgrade destes.

Isto soa um pouco sem novidades pois o Kirin 960 por exemplo, que foi lançado em novembro já bate o Snapdragon 835 em vários benchmarks de desempenho.

E como desempenho não é tudo a Qualcomm não parou por aí. Ela acabou por dizer que hoje acaba que os indicativos de CPU e GPU, em termos de desempenho não são tudo quando se fala em chipsets. Eles agora estão encarando seus processadores como plataformas e, talvez, seja este o diferencial que a empresa irá entregar no futuro.

Eles alegam que são a única empresa que cumpre a promessa de entregar uma plataforma, ou seja, além de uma CPU , GPU e memórias eles entregam desempenho de câmera, codificação e decodificação de vídeo, excelência em áudio, integração biométrica  e estar pronta para os padrões de VR.

Sabemos que tudo isto é muito bom mas … não quantificável. Velocidades e outros números fazem muito mais sentido quando estamos escrevendo ou lendo um artigo por exemplo.

Mas todo este conjunto pode realmente fazer a diferença quando um usuário avançado estiver escolhendo o seu dispositivo.

O que a Qualcomm parece ter visto é que há uma lei de Moore também em processadores e eles agora querem focar nos seus diferenciais e não somente em velocidade de processamento e etc.

Um jogo interessante que nenhuma empresa do ramo deles até agora começou a enxergar como opção.

Um processador no fim é uma grande vantagem quando impacta em nossas vidas e portanto, o que esperamos é que todo este processo novo de fabricação impacte no dia a dia, ou seja, na bateria dos nossos smartphones.

Os primeiros benchmarks de um dispositivo não comercial também não podem ser tomados como base de como ele se comportará. O ideal agora é esperar realmente a chegada do Galaxy S8 e outros dispositivos que talvez virão com este chipset, como o Xperia XZ Premium.

Ou seja, parafraseando o pessoal do Anandtech :

Com base nestes números e adições de recursos o Snapdragon 835 parece uma atualização evolutiva sólida do Snapdragon 820.

Agora é esperar para ver como ele se comportará em campo.

Via Android Central

comments powered by Disqus