Android Apple Black berry Google Google nexus Htc Lg Samsung

Quanto espaço realmente temos livre em nossos smartphones ?

Quanto espaço realmente temos livre em nossos smartphones ?

Anteontem tive a chance de ler na ZDNET um artigo muito interessante que pode interessar a boa parte das pessoas. Aquela dúvida que ocorre quando você compra um dispositivo com 16 GB ou 32 GB de espaço e no fim, ao conferir quanto de espaço ele realmente tem, você descobre que na realidade boa parte dos 16 GB, por exemplo, não existem na prática.

No Brasil acabamos aceitando muita coisa mas no fim, isto pode soar como propaganda enganosa. Mas nem todo mundo é calmo como nós, e nos EUA, por exemplo, a Apple está enfrentando um processo com uma denúncia que afirma que o iOS 8 chega a ocupar por volta de 23% do espaço útil de alguns dispositivos e portanto, alguns usuários que sairem do iOS7 para o iOS 8 podem perder por volta de 1,3 GB de armazenamento.

Entendido isto, entramos em outra variável. Se o sistema operacional já ocupa muito espaço, temos ainda um outro problema que é a quantidade de programas que as operadoras teimam em pré-instalar nos smartphones. Sim, o espaço que já é enorme se torna maior pois elas teimam em encher os dispositivos com inúteis programas que levam a sua marca. E isto, ainda, causa o problema de não ter como mensurar especificamente quanto realmente de espaço você terá, já que dependendo da operadora você terá um pouco mais ou um pouco menos.

Mas a imagem abaixo que veio do site Which, que é um tipo de “observatório” para consumidores do Reino Unido dá uma média de quanto realmente de espaço interno livre você terá em cada um dos dispositivos de 16 GB disponíveis hoje no mercado.

Como pode ser visto na imagem acima boa parte dos smartphones são obrigados a sacrificar um pouco da memória interna para que o sistema operacional seja instalado.  E este uso de memória pelo sistema operaciona le por aplicativos que eles instalam em nossos smartphones torna-se bem crítico em alguns tipos de smartphone.

Como alguns dos smartphones de primeira linha hoje não fornecem slot de microSD este uso da memória interna pode ser bem chato no uso diário.

Merecem uma menção honrosa os produtos da Apple e os Nexus por não encharem o telefone com programas inúteis que no fim, nunca utilizamos.

Via ZDNET

 

comments powered by Disqus