Noticias

Realidade virtual começa a chegar ao ensino

Realidade virtual começa a chegar ao ensino

Eu sou meio lerdo. Eu sei. Mas eu sou somente um e eu sei que a maioria dos meus leitores vai  me perdoar por isto.

Recebo notícias de vários lugares e por alguns motivos algumas ficam perdidas. E ontem quando tive a chance de testar o recurso de Inteligência Artificial que chegou ao Todoist eu lembrei de um post que estava atrasado. Um colégio de Curitiba já começou a testar a Realidade Virtual  em suas instalações.

Quando eu falei Curitiba, garanto que boa parte das pessoas que acompanha o mercado de tecnologia já sabia que eu estava falando da Positivo. E 35 alunos do 6º ano do Eisno Fundamental II do Colégio Positivo Junior durante um aula participaram de um projeto piloto de uma solução de realidade virtual “Na Real Educação Imersiva”, que, como é dito, imerge o aluno naquilo que ele está estudando.

E ela consiste em conteúdos especiais, vídeos em 360 graus e logicamente, para aproveitar isto tudo, um óculos de realidade virtual que é oferecido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional.

A aula experimental foi sobre a dengue e permitiu aos alunos atividade bem dinâmicas e práticas além, logicamente, de dar a chance deles conhecerem como é o óculos de realidade virtual.

O professor que particiou da aula disse que os alunos ficaram super animados, e , conhecendo esta geração ( minha filha está neste período ) eles devem ter ficado loucos cheio de dúvidas e interesses.

“A melhor parte do vídeo é que ensina como prevenir a dengue. Você sai da realidade e aprende ao mesmo tempo.” Bernardo – 11 anos.

“A aula ficou mais legal. Fica mais fácil de entender a matéria porque o vídeo é bem realista.” Anita de Pina Amorim – 11 anos.

Sinceridade fico com inveja desta geração que está começando a ter condições de ter tecnologias como estas disponíveis para os alunos durante o período de ensino. Aquelas aulas chatas que tínhamos no passado com o professor ali na frente palestrando sem nenhuma interação parecem estar acabando.

Como é uma aula experimental não dá para saber quando a Positivo Informática irá levar isto para todas as escolas da rede.

Mas não foram só os pequenos que ficaram loucos com a solução. Os professores gostam demais do que viram e  um deles que nunca havia usado um óculos de realidade virtual comentou a experiência :

“Gostei muito. Nós ficamos mais próximos das cenas e isso causa um impacto muito maior. Eu, por exemplo, fiquei procurando os pontos onde o mosquito deposita os seus ovos”, em referência às cenas vistas na solução.

Parabéns para a Positivo Informática Tecnologia Educacional  e espero que minha filha em breve possa em outras redes educacionais ter a chance de conhecer este tipo de produto. Eu fico triste, pois com toda certeza gostaria de ter nascido nesta geração viu.

É muita coisa legal. É nerdice para caramba.

comments powered by Disqus