Mais rumores. Eu prometo que não será o último. Fontes anônimas afirmam que a Samsung está se preparando para a produção em massa do seu chip Exynos 8890 para o lançamento do seu Galaxy S7.
E, curiosamente poderemos ter núcleos projetados pela própria Samsung.
E aparentemente o núcleo personalizado é conhecido como M1, mas, infelizmente não há nenhuma informação sobre ele. Baseado no que a Samsung anda fazendo, este núcleo deverá ser baseado na arquitetura ARMv8 , que é a arquitetura na qual a Apple e a Qualcomm estão se baseando ( o próximo Kryo da empresa ).
O Exynos 8890 será produzido em massa na fábrica de Giheung a partir de dezembro próximo.
“Projetar seu próprio núcleo móvel permitirá a Samsung , que irá produzir ambos os smartphones e semicondutores ganhar vantagem competitiva sobre a Apple e a Qualcomm na redução de custos e otimização de produtos de chips para smartphone” – funcionário anônimo da empresa.
A informação de que poderíamos ter um chip 8890 destinado para o Galaxy S7 apareceu em um vazamento de benchmark a alguns meses atrás, especificamente setembro.
Este anúncio sugere que o processador contará com 8 núcleos de CPU personalizados ARMv8 e os mais recentes relatórios mencionam uma velocidade de pico em torno 2,3 GHz embora nada disto tenha sido confirmado.
O atual top da Samsung é o Exynos 7420 que faz uso de quatro Cortex-A72 e quatro Cortex-A53 que são licenciadas pela ARM juntamente com a GPU ARM Mali-T760.
O negócio de semicondutores da Samsung se tornou um ativo bem importante para a empresa especialmente porque as receitas de vendas de smartphones dela vem tendo um bom sucesso nos últimos meses.
Se este processador for um sucesso, além logicamente de salvar um bom dinheiro para a Samsung na compra de processadores de outros fabricantes, ainda gerará uma visibilidade maior para sua divisão de semicondutores que poderá alavancar ainda mais seu nome no mercado.
Como a empresa teve sucesso no seu processo de fabricação 14 nm FinFET para chips móveis este ano , projetar seus próprio componentes de núcleo irá colocar a mesma em uma posição bem a frente de seus rivias que são a Apple e a Qualcomm.
Isto porque ambas as empresas dependem de nomes como a própria Samsung e TSMC para o processo de manufatura dos seus chips ( inclusive em alguns casos ajuda no design ).
E com isto a Samsung pode inclusive também estar de olho em produzir chips personalizados e otimizados para seus projetos futuros, criando uma geração de smartphones com desempenho impossível de ser visto em algum de seus concorrentes.
O Galaxy S7 deve também ter um modelo com o Snapdragon 820 da Qualcomm em algumas regiões possivelmente para garantir que a Samsung tenha capacidade de atender toda a demanda pelo seu novo modelo carro chefe.
A empresa, evidentemente não comentou nada sobre tudo que escrevemos mas já são ótimas informações para quem está pensando seriamente em um dispositivo da empresa ( é … a LG depois do furo com a atualização do G2 está me fazendo virar o olho para outros fabricantes ).
Via Korea Herald / Business Korea