Dicas

Removendo o Keylogger da Carrier IQ do seu Android

Removendo o Keylogger da Carrier IQ do seu Android

Muito foi comentado durante toda a semana sobre o Carrier IQ, um tipo de “KeyLogger” que está disponível em diversos celulares no mundo, servindo de um “captador de informações” dos usuários.

O “furo” de segurança foi apresentado por um pesquisador de nome Trevor Eckart que em um vídeo de 17 minutos mostra o que acontece em seu celular sem que você saiba.

Ele fez um hard reset em um celular da HTC, optando por desligar todas as opções de monitoramento … mas os dados continuaram lá sendo enviados pelo software da Carrier IQ.

Informações de geolocalização, perfil de uso, aplicativos em execução etc. Além disto, registra em texto plano diversas teclas pressionadas pelo usuário inclusive em operações criptografadas.

O problema da presença de softwares deste tipo em celulares é que algumas vezes os fabricante nem te avisam que ele está lá.

A lista de processos não o lista e não há uma clareza do que eles fazem, ou seja, o que monitoram.

Os fabricante, em geral, dizem que ele serve para a melhora dos produtos.

Monitoram aplicativos e rendimento do sistema a fim de pegar bugs ou aplicativos que possam causar problema na autonomia de bateria, velocidade dos sistemas operacionais que rodam nos aparelhos.

Para operadoras os dados podem ser utilizados de diversas formas, como qualidade do sinal em células específicas na cidade e, se um serviço tal está on line ou não.

O que causou o furor neste caso em específico é que a Carrier IQ foi longe demais. Se eu optei por não ser monitorado porque eu continuo sendo monitorado ?

Esta é a pergunta que fica.

Fabricantes já estão se afastando da Carrier IQ e, o congresso americano já quer explicações.

Para quem usa dispositivos Android o mesmo pesquisador disponibilizou um aplicativo, o LoggingTestApp que visualiza se o Carrier IQ está operando em seu sistema.

Em uma versão paga o mesmo software elimina ele do seu sistema operacional.

Lembrando que, antes de efetuar esta operação é interessante que, você, neste mesmo fórum veja se não há nenhum efeito colateral ao remover o Carrier IQ do seu sistema.

Esta notícia se torna preocupante quando o Wikileaks solta um pacote com um “sistema de espionagem” que efetua monitoramentos regulares em celulares, redes sociais, computadores dos cidadãos de países.

A prática é feita em 25 países ( no Brasil também ) e é feita por 160 “empresas” de Inteligência.

Apesar de ser um “profissional” da área, sempre acho os métodos da inteligência meio “descabidos” e “desrespeitadores da privacidade”, até porque é este o fim da inteligência, a captação de dados que serão úteis para um governo ou empresa específica.

O vazamento em questão tem o nome de Spy Files e deixa claro que as agências tem o poder de monitorar celulares, perfis de redes sociais e ainda, também, infectar os usuários para captação de dados dos mesmos.

Se é verdade ou não, o acontecimento da Carrier IQ demonstra que é muito fácil captar dados dos cidadãos.

Como será feito o uso dos dados, nunca sabemos. Aliás, a verdade é algo que é relativo e no fim, nós nunca sabemos no fim se ela realmente existiu.

comments powered by Disqus