Android

Rumor diz que dispositivos com os processadores Snapdragon 800 e 801 não devem receber o Android Nougat

Rumor diz que dispositivos com os processadores Snapdragon 800 e 801 não devem receber o Android Nougat

LlabTooFeR  tweetou em sua conta que a Qualcomm não vai liberar os drivers atualizados para a API Vulcan dos chipsets Snapdragon 800 e 801 que suportam o Android 7.0 Nougat.

Apesar de ser um rumor no atual momento este poderia ser um grande empecilho pra qualquer desenvolvedor ou empresa que deseja lançar o Android 7.0 Nougat para um dispositivo que tenha um destes dois chipsets.

Estes chipsets foram incrivelmente populares e foram usados por muitos dispositivos.

O Google encerrou o suporte para o Nexus 5 que tem o chipset Snapdragon 800.

De acordo com a Sony a família Xperia Z3 não receberá uma atualização para o Android 7.0 Nougat e dispositivos como o HTC One M8 que saiu da lista de suporte da HTC.

Isso também significa que o Samsung Galaxy S5 que também possui o Snapdragon 801 da Qualcomm pode não receber uma atualização oficial do Android 7.0 Nougat.

Os chipsets Snapdragon 801 e 800 da Qualcomm são quad-core e 32bit e a arquitetura Krait , construído em um processo de 28nm e incluindo tecnologias de rede e GPU onboard.

Os dispositivos que possuem estes chipsets funcionam com o Android Marshmallow muito e bem, e por isto, sob uma perspectiva de desempenho poderiam suportar sem problema o Android Nougat.

No entanto a decisão da Qualcomm destaca que há mais que uma simples atualização de software eles podem não conseguir executar os códigos com rapidez suficiente e, há outro porém, os Snapdragon 800 e 801 são incompatíveis com a API Vulkan.

O Snapdragon 801 era o chipset topo de linha em 2014 antes de ser substituído pelo Snapdragon 805 no final do mesmo ano e foi utilizado pelo Nexus 6 da Motorola.

O que é interessante para os fabricantes é que estes dispositivos que foram lançados com ele logo em 2014 estão dentro da janela de tempo de suporte de dois anos, mas há problemas como o Oneplus X e ZTE Axon que, em conjunto com dispositivos mais velhos estão propensos a permanecer oficialmente com o Android 6.0 Marshmallow.

No entanto este é o Android. E para quem está disposto a ir além do suporte oficial é garantido que teremos outras versões do sistema operacional.

Ou seja, dispositivos como o Nexus 5 e Nexus 7 que não estão oficialmente suportados e sem os drivers oficiais da GPU terão suporte não oficial.

É possível que algum fabricante ou desenvolvedor podem trabalhar em drivers de GPU para os chipsets Snapdragon 800 e 801.

Alguns desenvolvedores já podem estar trabalhando em Roms personalizadas para o Android 7.0 Nougat para dispositivos que estejam com o Snapdragon 801, como o HTC One M8, o Motorola Moto X de 2014,  o Galaxy S5 da Samsung e o Sony Xperia Z3.

A grande vantagem do mundo Android é esta. Poder contar com suporte da comunidade após o fim do suporte oficial.

 

 

comments powered by Disqus