Ano passado vimos uma série de rumores sobre a inclusão de uma tela sensível a pressão nos dispositivos da Samsung ( que é algo parecido com o 3D Touch da Apple ) em seus telefones principais. Mas acabou não acontecendo.
E, agora a coreana The Investor soltou algumas atualizações sobre rumores envolvendo novamente esta tela sensível a pressão que poderá aparecer no Galaxy S8.
“A Sasmung está pensando em adotar a tecnologia de toque sensível a pressão parcialmente a partir do S8 mas a adoção completa só virá em um ou dois anos”, disse um funcionário de um fornecedor da Samsung pedindo anonimato.
“É uma questão de tempo até que outros grandes fabricantes de smartphones Android adotem a tecnologia que ajudará muito na interface do usuário”.
A declaração é forte mas faz um grande sentido pois dependerá de uma adoção em massa dos desenvolvedores. A chega deste tipo de tecnologia em um fabricante de peso como a Samsung no ecossistema Android poderá ajudar inclusive fabricantes como a Huawei que já usa a tecnologia desde 2015.
Mesmo a gigante Apple teve grandes problemas com o seu 3D Touch para conseguir que desenvolvedores adotassem a tecnologia e a tornasse realmente melhor para o usuário.
E tornar isto útil para o usuário é importante pois ele ganha uma espessura maior na tela que só não será criticada caso, realmente, a tecnologia faça sentido no uso diário.
O Google vem fazendo pequenas incursões no toque 3D com os atalhos de aplicativos no Android 7.1 que é um recurso nos telefones pixel que permite que pulemos de uma área específica de aplicattivos os pressionando.
Mas até agora é somente isto. A Huawei tem o seu Force Touch no Mate S e P9 Plus mas não era nada muito forte e no fim, só permitia que os usuários dessem zoom nas fotos e não tinha uma participação forte mesmo no dia a dia dos usuários.
A vantagem da entrada da Samsung é que ela sempre entra com força no mercado e, também, tem uma boa relaççao com desenvolvedores ela pode conseguir que o recurso tenha muito mais usabilidade que nos seus concorrentes.
Portanto, é esperar para ver o que a empresa prepara e o que realmente virá nos dispositivos Galaxy S8, pois parece que a empresa realmente vai investir pesado neles e ainda, pretende fazer muito barulho no universo Android nos próximos anos.
Via Android Central