A Samsung oficialmente lançou o seu novo chipset o Exynos 8 octa ( 8890 ) apresentando núcleos personalizados e LTE avançado. Este novo chip com toda certeza será o cérebro do próximo Galaxy S7 e outros dispositivos que sejam topo de linha da empresa no ano que vem.
Agora, que tal conhecermos um pouco mais sobre este chipset , o Exynos 8890. Assim como o Exynos 7420 o 8890 é um processador construído em um processo de 14 nm o que significa que a distância entre os componentes microscópicos do chip está a apenas 14 nanômetros. Quanto menor for o processo menor o consumo de energia e geração de calor, o que dá ao chipset um diferencial fora do comum principalmente porque a Qualcomm foi meio infeliz no seu Snapdragon 810 este ano.
Mas, é bom lembrar que o Snapdragon 820 também virá no processo de 14 nm e portanto, pode bater de frente com o chipset da Samsung.
O Exynos 8890 é um projeto construído para suporta 64 bits e conta com 8 cores, com quatro Cortex A53 e 4 núcleos personalizados pela Samsung.
Este é o primeiro chipset da Samsung que contém núcleos projetados dentro da empresa.
Anteriormente a empresa usou os núcleos Cortex construídos pela própria ARM.
Os quatro núcleos Cortex A53 sãos os núcleos eficientes em termos de energia enquanto os quatro núcleos da Samsung oferecem a força necessária para quando o celular for usado em aplicações mais intensas.
Graças a personalização dos cores e outras otimizações a Samsung promete que o Exynos 8 Octa oferece pelo menos 30% a mais de desempenho e 10% melhor eficiência em comparação com chips Samsung anteriores.
Toda a parte gráfica será capitaneada por uma GPU Mali-T880 que é a GPU mais nova da ARM que suporta 4K e oferece melhor desempenho com uma melhoria de eficiẽncia de 40% em relação a GPU que temos no Exynos 7420.
Outra grande característica que iremos encontrar no Exynos 8890 é um modem LTE ingerado Cat 12/13 .
Isso beneficia o desempenho , a eficiência, o custo e o Design .
O LTE Cat. 12 em teoria pode trafegar até 600 Mbps mas é bom lembrar que só há possibilidade de chegar a este valor se realmente a sua operadora suportar.
Há rumores bem fortes que o Galaxy S7 contará com ele ( como já disse ) e também com o Snapdragon 820 , o que nos dará, desta vez a chance de ver realmente como se comporta o chipset da Samsung.
É esperado que o mesmo comece a ser produzido fortemente no ano que vem, mas, já houve um relatório vazado que dá a entender que ele já teve sua produção iniciada.