Noticias

Samsung começa a trabalhar em chips de memória de 8 gigabit

Samsung começa a trabalhar em chips de memória de 8 gigabit

Com a chegada do Android 5.0 o Android se tornou finalmente um sistema operacional de 64-bits. O hardware que foi lançado nos últimos tempos na maioria dos dispositivos já é capaz de processar instruções de 64-bits.

Uma das principais vantagens que temos com a entrada dos 64-bits no Android é a mesma que temos na maioria dos sistema operacionais , pois nesta arquitetura é possível endereçar mais que os 3GB que são o limite de kernels 32-bits.

Como agora é possível ter mais que 3 GB de RAM em breve começaremos a ver no mercado diversos dispositivos com 4 GB de RAM ou mais.

E talvez seja por isto que estimulado por esta nova tecnologia a Samsung esteja começando a trabalhar em chips de memória de 8 gigabit ( 1 Gigabyte ) LPDRR4.

Estes novos chips de 8 Gigabit ( 1 Gigabyte ) são produzidos em uma arquitetura de 20 nm. Estes chips serão capazes de processar os dados mais rapidamente e consomem menos energia. A velocidade de troughput da RAM vai aumentar para 1,2 gigabytes por segundo o que é por sinal muito mais rápido que os módulos DDR3 da geração mais antiga dos computadores de mesa tradicionais.

O mercado deve começar a ver estes chips em breve já que a produção dos chips menores de 2 e 3 gigabit já começaram a ser produzidos no início deste mês.

De acordo com a Samsung 2 chips GB devem usar pelo menos 40% a menos de energia que os atuais chips LPDR3 que estão em uso na maioria dos smartphones que já estão disponíveis para o público. Estes novos chips de 8Gb vão sair da fábrica no início de 2015. E talvez é provável que já comecemos a ver os modelos com 4 GB de RAM já aparecendo no Mobile World Congress em Barcelona em fevereiro de 2016.

Os fabricantes já devem estar todos trabalhando em módulos de memória com tamanho que irão aproveitar esta nova arquitetura de 64-bits e logicamente, será o carro chefe de divulgação dos próximos dispositivos das principais fabricantes que usam o sistema operacional Android.

Mas, deve ser lembrado, principalmente a quem adora criticar a arquitetura Android que a melhora principal do Android veio com a mudança da Dalvik pelo ART que sim, é o principal trunfo do Android 5 em relação a melhora de rendimento do sistema operacional e também de tempo de bateria.

Eu, acho ótimo ter cada vez mais smartphones com mais memória e processadores melhores pois cada vez mais é possível hacks bem interessantes no meu celular que eu também faço no computador ( coisa que, infelizmente, não é possível em dispositivos de outros fabricantes ).

Via XDA-Developers / Samsung Tomorrow

comments powered by Disqus