Noticias

Samsung nega que contratou pessoas para seu evento na China

Samsung nega que contratou pessoas para seu evento na China

Publiquei ontem ou hoje não me recordo ao certo uma notícia sobre um relatório que dava a entender que a Samsung havia recrutado algumas pessoas para participar de seu evento de lançamento do Galaxy S6 na China.

O relatório que foi gerado em Xangai afirmava que a empresa contratou de 400 a 500 pessoas por volta de 30 a 50 yean ( cerca de 8 dólares ) cada para que elas ficassem algum tempo dentro do evento, que, sendo real, seria pelo menos metade de todas as pessoas que estiveram no evento.

A Samsung, no Samsung Tomorrow negou que isto realmente tenha acontecido e disse que o jornal simplificou um pouco as coisas.

A reportagem afirmou que pessoas participaram em tempo parcial no nosso evento de lançamento dos nossos smartphones Samsung na qualidade de “fanboys” de nossos produtos. No entanto, nossos resultados indicaram, que, em nenhuma circunstância, alguém foi contrato ou recebeu dinheiro para participar do evento. Na verdade, os mais de 1100 participantes, incluindo os consumidors e funcionários do setor foram todos formalmente convidados para a Praça da Cultura de Xangai onde o evento aconteceu.

Saber quem está dizendo a verdade já que a história original cita que várias pessoas afirmam ter sido pagas pelos recrutadores para assistir ou promover o evento do Galaxy S6 em redes sociais. Não é difícil de entender que isto possa ter acontecido já que a China é um local muito estranho em que as pessoas são realmente intimidados muito facilmente pelo governo e pela indústria, que no fim, lá, são quem realmente mandam no pedaço.

Eventos deste tipo sempre tem algumas disparidades em relação a fanboys. No evento do Galaxy S5 muitas pessoas facilmente viram centenas de funcionários da Samsung, parceiros e investidores lotando os locais onde os CEOs iriam falar sobre os produtos.

E com isto eles conseguem  garantir uma série de aplausos nas horas corretas para as falas da apresentação dos produtos, dando a entender que o mesmo será um grande sucesso de mercado e portanto, causando um certo furor nas pessoas que estão fora do evento e não sabem realmente com a coisa funciona.

Eu não gostaria de saber que a Samsung pagou para que as pessoas estivessem em um evento para dar a entender que seu telefone é um grande sucesso, mas ter uma série de empregados e parceiros também lá para ficar criando este furor também não seria honesto.

O que aprendemos com este acontecimento é que temos realmente que esperar o produto chegar ao mercado para realmente avaliarmos seu poder de atração aos usuários e até sua qualidade.

E, lembrar também que isto é uma prática comum tanto no mundo online já que posts pagos também são uma prática comum e nem sempre há como garantir que o que estamos lendo realmente é verdade ou mentira.

Neste caso temos duas versões do acontecido e talvez, uma certeza de que o jornal não vai muito com a cara da Samsung, caso tudo isto tenha sido uma história inventada.

 

Via Android Police

comments powered by Disqus