Notícias

Santander e Ripple lançam aplicativo que processa transações internacionais usando Blockchain

Como já havia sido cantado pela equipe da Ripple e também pela equipe do Santander, oficialmente a Ripple Labs anunciou uma integração oficial da RippleNet com o Onepay FX que é um aplicativo móvel para pagamentos internacionais desenvolvido pelo Santander.

E isto é ótimo para quem é entusiasta da tecnologia Blockchain pois cada vez mais vemos a tecnologia começar a ser usada pelo grande público, e cada vez mais de forma transparente.

Na declaração oficial da equipe da Ripple, o Santander é um dos bancos que vem experimentando os recursos da RippleNet desde março e, ainda, outros produtos que eles tem disponíveis em sua rede blockchain.

E as soluções estão ajudando o Santander a ter maior transparência, segurança e velocidade em suas soluções que antes não eram possíveis de ser experimentadas no setor financeiro.

E o XRP na visão do Santander, como também da maioria dos bancos que vem testando suas soluções é melhorar, logicamente a vida dos clientes e com isto, aumentar sua qualidade de serviço.

“Nós acreditamos que os serviços financeiros estão migrando para um mundo de plataformas abertas onde as companhias colaboram para oferecer um excelente atendimento ao cliente, e isto está no centro do que estamos fazendo com o OnePay FX”.

Um dos casos citados pelo mesmo explica bem como será o processo de envio e recebimento de dinheiro com extrema facilidade por clientes internacionais do Santander.

“Um dos nossas clientes estava na Itália de férias e estacionou em um local errado. Ele precisava pagar uma multa e não tinha seu cartão bancário. Ele foi capaz de usar o aplicativo e pagar a multa imediatamente, evitando que seu carro fosse rebocado. São quatro ou cinco cliques para fazer algo que teria levado muito tempo no passado”.

O que é legal nesta solução é que pela primeira vez nós brasileiros seremos um dos primeiros a testar a solução. O Onepay FX estará disponível para clientes do Reino Unido, Espanha, Polônia e Brasil, conforme inclusive já estava sendo prometido. Após este primeiro teste o aplicativo também será disponibilizado para mais clientes em outros países da Europa, América do Sul e Ásia.

A solução é disruptiva porque ela permite  algo que anteriormente não era possível.

“As pessoas não precisam planejar com antecedência [suas transferências eletrônicas]. Elas podem enviar um pagamento internacional quando quiserem. Isso é muito poderoso”, afirmou Mertzger.

Este êxito da integração da RippleNet ao Onepay FX do Santander mostra o primeiro caso real de uso do XRP no mercado e logicamente, o experimento está sendo observado por todo o setor financeiro.

Brad Garlinghouse, CEO do Ripple Labs pondera que o problema das empresa é trabalhar em várias iniciativas diferentes que não trazem resultados.

“Em contrapartida, a Ripple aprofundou a compreensão de como o problema de pagamentos globais pode ser resolvido com a tecnologia blockchain e com os ativos digitais”, concluiu.

Que venham mais soluções como esta.

Ah, e quem está estranhando a chegada da Blockchain aqui, não estranhe. O blog começará a receber mais notícias de Blockchain, já que é uma tecnologia que mesmo sendo um blog voltado para Android, não dá mais para fugir de falar.

Imagem via CCNCriptoEconomia

 

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */