Uma das grandes modas atuais é o selfie. O que mais você observa no Facebook e Instagram ( principalmente ) são as fotos de rosto tiradas com o comprimentos dos braços, ou seja, um tipo de fenômeno que apareceu com o advento dos smartphones e suas funcionalidades. Se há conexão de internet e fácil acesso a boas câmeras todos acabam se rendendo a esta idéia já que fotos deste tipo já apareceram até nas cerimônias do Oscar e logicamente, muito utilizado pelos famosos seja no Brasil ou fora dele.
Eu não sou lá muito especialista em selfies mas quem entende diz que é algo trivial e ao mesmo tempo muitos outros acham problemático. O que pode causar isto é que sempre as câmeras frontais dos telefones são de qualidade pior que as câmeras traseiras. E tirando algumas poucas pessoas ( minha esposa é especialista nisto ) garantidamente você vai ficar com pelo menos metade do rosto excluídos do quadro.
Mas, se existe uma necessidade sempre vai haver algum desenvolvedor que vai criar uma ferramenta para ajudar a tirar as suas fotos.
O desenvolvedor criou um aplicativo bem inovador que ainda por cima ganho um nome que ajudará em muito na divulgação da aplicação, Smart Selfie ( Selfie Inteligente ).
Até os animais já estão aproveitando os selfies
Ele trabalha de um modo interessante pois reconhece rostos e comandos de voz para tirar uma selfie perfeita utilizando a sua câmera traseira. Sim, uma salvação para aqueles que conseguem tirar fotos de locais vazios usando a câmera traseira.
Após ser acionada a aplicação lhe pergunta quantas pessoas farão parte da sua foto e a orientação. O aplicativo em seguida, orienta e sugere como mover a câmera a fim de orientar quando ela tirará a foto. Assim que todos os requisitos são preenchidos a aplicação automaticamente tira a a foto e você feliz terá o seu selfie com uma qualidade muito melhor.
Infelizmente a aplicação só consegue reconhecer câmeras de 5 MP e detecta até no máximo quatro pessoas. Mas, logicamente, 5 MP já é muito melhor que a maioria das câmeras frontais da maioria dos celulares. O programa roda em qualquer dispositivo que possua o Android Froyo ou superior e com uma CPU de pelo menos 800 MHz.
Nem o Papa ficou longe dos selfies
O aplicativo já está disponível na loja do Google e, ao que eu entendi, irá se comunicar com você em língua inglesa, o que é um problema para muitas pessoas que talvez possa ser resolvido em próximas versões do programa.
Outra observação é que há uma versão gratuita e uma paga. Na paga algumas das limitações citadas são retiradas como aumentos de pessoas na foto, por exemplo.
Eu não sou lá grande fã deste tipo de foto, mas se você é, que tal testar o Smart Selfie e nos dizer o que achou ?