No início deste ano houve uma grande movimentação quando anunciaram que a Índia estaria lançando um smartphone que teria o preço equivalente de US$4,00 ( ₹251 ) .
Depois de alegações de fraude o que levou a uma investigação por parte do governo a empresa está finalmente pronta para disponibilizar os aparelhos.
O CEO Mohit Goel anunciou que 200 mil unidades do Freedom 251 estão para ser vendidas a partir do dia 30 de junho.
Em uma entrevista ao Indian Express o executivo disse :
Estamos com quase 200 mil Freedom 251 e vamos iniciar entrega no dia 30 de junho.
As 200 mil unidades serão o primeiro lote de unidades com mais ao longo do caminho e antes do site sair do ar a empresa teve mais ou menos 70 milhões de registros.
Nós aprendemos com nossos erros e decidimos ficar em silência até que o produto estivesse pronto para ser lançado. Agora temos um dispositivo de 4 polegadas dual-SIM pronto para entrega . Nos sentimos um pouco vingados agora.
O telefone é bem aquém do que temos no mercado hoje, mas por 4 dólares não podíamos esperar muito. Ele oferece um visor WVGA de 4 polegadas (800×480) , uma CPU quad-core de 1.3 GHz ,1 GB de RAM , 8 GB de armazenamento interno , slot microSD, câmera de 3,2 MP, frontal de 0.3 MP, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth, GPS e uma bateria de 1450 MAh juntamente com o Android 5.1 Lollipop.
A Índia conta com vários telefones de preço maior e fazer um dispositivo de 4 dólares é um desafio bem grande. Goel disse que a empresa vai ter inicialmente uma perda de ₹150 ($2.20) em cada unidade mas com a demanda suficiente eles vão se tornar rentáveis no futuro:
Nós teremos uma perda mas estou feliz com o sonho de conectar as comunidades rurais e índios pobres como parte da ‘Índia Digital’ e ‘Make in Índia’ que são iniciativas que estão sendo cumpridas com o Freedom 251.
Nosso dispositivos são completamente feitos na Índia e foram fabricados na nossa unidade em Haridwar e pretendemos vender um bom número de dispositivos a cada mês.