Há algumas fabricantes que são mais ou menos preocupadas com o desenvolvimento aberto e poucas, diga-se poucas mesmo, tem a preocupação de participar ativamente na comunidade para melhorar o Android. E, entre os fornecedores de primeira linha não conheço nenhum outro além da Sony que fornece os recursos necessários para tornar o Android um sistema operacional melhor.
Há algum tempo atrás ela lançou um laboratório de dispositivos “remoto” que permite aos desenvolvedores testar aplicativos remotos na nuvem sem a necessidade de comprar dispositivos para rodá-los. Isso porém não é tudo o que ela está fazendo pela comunidade.
Na última XDA uma representante da Sony para relacionamento com a comunidade de desenvolvedores e o membro Senior Alin Jerpelea mencionaram que a Sony está para expandir seu programa AOSP.
E não são promessas vazias como as de políticos ou alguns grandes fabricantes mas uma ação concreta já que a Sony enviou duas novas árvore de dispositivos a sua conta no GitHub.
A Sony avisa que algumas funcionalidades nos fontes disponíveis estão quebradas tal como a câmera e o modem. Mas, é só ter calma pois é só uma questão de tempo antes que eles sejam resolvidos ou pela comunidade ou pela própria Sony como foi feito com o Xperia Z a um tempo atrás.
A fabricante japonesa ainda irá também disponibilizar vídeo tutoriais de como compilar uma ROM AOSP do zero.
Na minha opinião é um grande diferencial para a Sony já que a maioria dos outros fabricantes cria diversos problemas para fornecer fontes e ajudar a comunidade a melhorar o Android ou até, dar uma vida maior a aparelhos caros que compramos no nosso dia a dia.
Para quem é curioso sobre Android e seu funcionamento interno estes gits são uma grande fonte de aprendizado.