Por volta do verão de 2012 a Sony fez um movimento junto com a comunidade de desenvolvedores independentes quando em conjunto com o Google para incluir o Sony Xperia S na base de código do Android AOSP ( Android Open Source Project ).
Após essa experiência eles continuaram a suportar o ASP em boa parte dos seus aparelhos lançados com o Xperia Z3 tendo sido a última adição.
Mesmo com os passos meio confusos tomados pela Sony que causaram inclusive a quebra do funcionamento da câmera em toda a linha Z* se um usuário resolve desbloquear o seu bootloader ( usando as ferramentas da própria Sony ) o desejo dos usuários e desenvolvedores de ter o AOSP em seus smartphones Xperia não foi diminuído.
Acredito que tal coisa tenha inclusive aumentado o desejo pois acaba aumentando o desafio do uso e do desenvolvimento de ROMs para os smartphones.
A Sony tem honrado esta missão com algumas atividades recentes na sua conta do Github SonyXperiaDev bem como também com um post no seu blog do Sony Developer World.
A nova atividade é que a Sony adicionou o Xperia T3 e o Xperia E3 na sua base do projeto Open Device, e também está subindo atualizações para melhorar a estabilizadade do Xperia T2 Ultra e o Xperia M2.
Evidentemente que departamentos jurídicos não tem lá uma relação muito amigável com o Open Sorce porque acabam não entendendo esta idéia de não precisar cobrar ou assumir responsabilidade por algo, portanto, eles deixam um aviso legal :
Como de costume, você deve estar ciente de que este software não é indicado para o uso diário, pois há limitações importantes. Por exemplo, a câmera não está funcionando bem e o modem não está habilitado, o que significa que você não pode tirar fotos ou fazer chamadas telefônicas.
Então, se você tem algum interesse em conferir as ROMs ou o código você pode seguir as instruções da própria Sony.
Ou acompanhar algum desenvolvedor que já esteja usando estes fontes.