Noticias

Telegram, o clone em código aberto do WhatsApp promete mais privacidade

Telegram, o clone em código aberto do WhatsApp promete mais privacidade

Ando pensando em um projeto deste tipo mas parece que já pensaram antes.

O Telegram é um cliente de mensagens instantâneas para iOS e Android, que ao contrário do WhatsAPP usa um sistema  baseado em nuvem com criptografia bem forte. Ele permite você acessar suas mensagens a partir de vários dispositivos e armazenar um número ilimitado de fotos e vídeos na nuvem dos mesmos.

O Telegram pretende ser um produto gratuito e sem publicidade ( o que é uma estratégia bem perigosa para a manutenção do serviço ) e promte ficar assim sempre.  Como ele é um clone do WhatsApp ele permite que você adicione os contatos a partir dos números de telefone que você tem na sua agenda do telefone celular e também lhe permite bloquear aquelas pessoas que não lhe agradem a partir do menu de configuração ou a partir do perfil de cada um dos usuários. Tal qual o WhatsApp é possível no programa criar grupos com até 200 contatos ( ou seja … não crie grupos deste tamanho ou você deixará de ter vida pessoal ).

O criador do aplicativo diz que desenvolveu seu próprio protocolo para o gerenciamento dos dados, aberto e seguro, otimizado para trabalhar com múltiplos centro de dados, o que, em teoria, faz o serviço bem seguro. Além do seu protocolo, a API e o código fonte do Telegram são aberto e qualquer pessoa pode acessá-los ( mas … é bom dar uma olhada na FAQ do programa que deixa claro que nem tudo, no momento, ainda é aberto , pois eles estão focando principalmente na parte para ajuda aos desenvolvedores, ou seja, subsídios para que os desenvolvedores possam desenvolver aplicativos usando a API do Telegram ).

O Telegram é novo, foi lançado para iOs em agosto de 2013 e para Android logo em outubro do ano passado. A sua versão para WinMobile foi prometida agora para o início de 2014, mas foi atrasada para fevereiro ou março ( ainda não há confirmações claras ). Versões para MAC OSX, Windows ( desktop ) e provavelmente Linux estão em desenvolvimento por desenvolvedores não ligados diretamente ao projeto usando a plataforma aberta do Telegram.

O Telegram como qualquer projeto aberto aceita colaboradores e qualquer um pode se candidatar para participar do desenvolvimento.

Há um desafio para quem quiser quebrar a segurança do programa com uma recompensa de 200 mil dólares para tal façanha.

O produto é bom mas sempre é interessante que fiquemos de olhos abertos.  Eu já instalei no meu celular e estou a caça dos códigos para dar uma olhada, mas ainda acho que o mais interessante mesmo é lutar para um plataforma totalmente aberta em que se possa instalar em seu próprio servidor, sua própria estrutura estilo WhatsApp.

Esta é uma idéia que pretendo levar a frente este ano. Mas gostei do Telegram, que pelo menos tem uma veia baseada no código aberto e por sua vez tende a ser menos utilizável por agências governamentais que sempre estão contra o cidadão.

Fonte: Br-Linux

comments powered by Disqus