Notícias

Tendência da utilização de telefonia móvel em grandes empresas

Entenda por que os telefones móveis são cada vez mais utilizados pelas empresas

O telefone fixo revolucionou o mundo. A partir do momento que Alexander Graham Bell o inventou, na década de 1870, e efetuou a primeira ligação, em 10 de março de 1876, as relações pessoais e profissionais mudaram completamente.

Então, quase um século se passou, e no dia 3 de abril de 1973, ocorreu a primeira ligação de um telefone celular, que começou a ser comercializado apenas depois de 10 anos. Nos mais de 35 anos que nos separam dessa data, muita coisa mudou.

Muitas casas tinham telefone fixo há alguns anos, mas a realidade hoje é bem diferente. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em fevereiro de 2018, o aparelho está presente em apenas um terço das casas.

Por outro lado, a cada 10 domicílios, 9 têm pelo menos um celular, o que ilustra uma mudança considerável que também se faz presente nas empresas. Entenda agora por que os celulares estão ganhando tanto campo no meio corporativo.

Por que os celulares são tão utilizados pelas empresas?

O fato é o mesmo que se vê nas residências, já que a maioria delas adotou os telefones móveis como ferramenta de comunicação. Porém, nas empresas, a decisão pode ter um peso ainda maior. Os seguintes motivos ajudarão a entender melhor esse movimento.

Praticidade

A invenção do telefone fixo revolucionou a humanidade, e quanto a isso não há dúvidas. Porém, os celulares vieram como uma ótima evolução dessa tecnologia, e como diz o ditado, “o bom discípulo supera o mestre”.

Justamente pelo fato de ser um telefone móvel, o celular pode ser levado para qualquer lugar, o que é determinante para colaboradores que trabalham remotamente, como é o caso das equipes de vendas, por exemplo.

Tais colaboradores não poderiam se comunicar com um telefone fixo, já que nem sempre estão no escritório, da mesma forma que não seria justo que utilizassem seu telefone pessoal para isso. Logo, os celulares corporativos são essenciais para o desempenho de seu trabalho.

Baixo custo

Antigamente, o preço da telefonia móvel era mais elevado. Os planos pós-pagos eram destinados a quem tinha um maior poder aquisitivo, ao passo que o saldo das linhas pré-pagas não durava muito, principalmente em ligações para telefones fixos e de outras operadoras.

Hoje em dia, a situação está completamente diferente. Além dos planos controle, que são um meio-termo entre pré e pós-pagos, todos os preços estão mais baixos, o que permite que as empresas controlem seu orçamento e ainda possibilitem uma comunicação eficiente para os colaboradores.

É possível encontrar planos que oferecem ligações ilimitadas entre celulares e telefones fixos de qualquer operadora e que custam pouco, ou seja, permitem que os colaboradores se comuniquem o quanto for necessário sem impactar tanto no orçamento, ou até mesmo com economia, de acordo com o valor do plano vigente.

Conexão à internet

As ligações telefônicas ainda são muito importantes, já que permitem um contato direto e instantâneo. Porém, outro detalhe que conta muito para que as empresas tenham passado a adotar os celulares é a disponibilidade de conexão com a internet.

Atualmente, quase todos os planos, sejam eles pré-pagos, pós-pagos ou controle, contam com uma franquia de internet semanal ou mensal. Com isso, é possível navegar em sites e redes sociais e utilizar aplicativos de comunicação e produtividade, entre outros.

Esse é um motivo bastante relevante para a maior adoção dos celulares nas empresas, já que de acordo com o IBGE, em 2016, eram 116 milhões de brasileiros conectados à internet, ou seja, 56,12% da população do país, que também pode precisar da conexão para seu trabalho.

Maior tecnologia

Ainda que esse seja um ponto de maior destaque entre os trabalhadores remotos, a tecnologia dos celulares, que recebem as linhas de telefonia móvel, é determinante para o desempenho profissional.

É cada vez mais comum a adoção de soluções em nuvem para as empresas. De acordo com o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panoramas e Tendências” de 2016, da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado de computação em nuvem cresceu 47,4% no ano de 2016.

Também chamada de cloud, essa é uma tendência que pode ser observada em todo o mundo graças à praticidade e agilidade oferecidas. Se o colaborador precisa acessar algum sistema da empresa, isso pode ser feito instantaneamente com os celulares.

Por isso, e também para que eles não tenham que usar seu aparelho pessoal para o acesso, os celulares ganharam terreno devido à sua tecnologia.

Compatibilidade com sistemas de tarifação

Um dos maiores trunfos para o setor de telecom de uma empresa é o uso de sistemas de tarifação, que permitem o acompanhamento de todas as movimentações das linhas de telefonia, e os celulares também são compatíveis com tais sistemas.

Com os tarifadores, é possível entender como ocorre o uso dos serviços de telefonia em uma empresa, o que permite aos gestores escolher os planos que melhor se adequam às necessidades dos colaboradores e, assim, ter uma boa redução de custos.

Além disso, é possível contestar valores cobrados incorretamente nas faturas, o que pode resultar em mais uma fonte de economia, principalmente quando se fala de empresas de grande porte, que contam com centenas (ou até milhares) de linhas.

Celulares corporativos: uma tendência que deve crescer cada vez mais

Não há como conter os avanços da tecnologia atualmente no que tange aos dispositivos móveis. Eles estão presentes no dia a dia das pessoas, e não poderia ser diferente no meio empresarial.

Seu uso tem muito a acrescentar em empresas de grande porte, tanto para os colaboradores, que estarão mais conectados, quanto para as empresas, que oferecerão o que há de melhor para aumentar a produtividade e eficiência de sua equipe.

Se você faz parte de uma grande empresa, considere a possibilidade de substituir as linhas fixas pelas móveis, mesmo que em um processo gradual. Seja na hora de fazer uma auditoria de contas ou de analisar o desempenho dos colaboradores, você comprovará os benefícios dessa decisão.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais

Busca




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */