Tudo bem que isto pode ser novo para muita gente no Android. Mas as notificações flutuantes não são uma novidade que o L está trazendo ao mundo Android.
O mundo Android recebeu pela primeira vez as notificações flutuantes com a equipe da famosa e respeitada ROM Paranoid Android quando eles lançaram o Halo, que era uma gênese desta funcionalidade do Android.
Além disto tinhamos o Floating Notifications que também fazia o mesmo trabalho que o HALO , só que em ROMS Stock ou outras que não haviam implementado o HALO ( que é Open Source ).
Mas como o Google trouxe isto a tona e muita gente deve estar curioso para se sentir usando o L em seu telefone vou colocar aqui neste artigo 3 opções para que você possa testar as notificações flutuantes no seu telefone.
Heads Up! é a aplicação que lhe resolverá este problema e roda em todos os dispositivos que tenham Android 4.3 ou Android 4.4 . Ele trabalha com uma Whitelist ( lista branca ) que permite as aplicações selecionadas utilizar a aplicação para mostrar suas notificações na nova funcionalidade enquanto o restante mostrará suas notificações do modo padrão.
O produto ainda possui limitações mas vale a pena para conhecer esta funcionalidade do L enquanto ainda não chegou para todos os aparelhos do mercado.
O produto já está na Google Play e infelizmente não é gratuito. E possui também um tópico no XDA caso você queira bater um papo com o desenvolvedor e baixar o produto gratuitamente pois ele fornece os apks lá ( que podem estar desatualizados em relação a Google Play ).
Sempre é ele, o Xposed Framework que vem para nos salvar e fornecer novas funcionalidades que podem ser testadas no seu telefone bem antes, normalmente, que as lançadas pelo Google, diga-se de passagem.
O módulo que iremos falar agora é o GravityBox. Desde o seu lançamento a mais de um ano atrás o módulo para o Xposed, GravityBox deu aos usuários diversas funcionalidades. Entre elas o Controle da Pie ( funcionalidade famosa nas ROMS não oficiais ), desktop expandido, configurações e tweaks para a barra de status, e outras diversas coisas mais.
Um dos grandes problemas do projeto era a compatibilidade com o Kit Kat que já começou a ser resolvida em uma branch separada, o que levou o projeto a ser tornar muito importante para muitos dos usuários.
Com sua atualização para o 3.2.0 no Kit Kat ele recebeu diversas funcionalidades novas em sua versão gratuita para os usuários. Possibilidades de configuração mais rápidas e possibilidade de definir ações para quando se colocar o fone ou retirá-lo. A parte de configuração rápida permite que você aumente as informações sobre a bateria ( como temperatura, voltagem e porcentagem no título ).
Ultimate Notification control do GravityBox
A boa notícia é que foi introduzida nesta versão uma nova funcionalidade adicional para usuários que utilizam a versão para quem doou para o desenvolvedor. Ele inclui um módulo de “Heads Up!” para as notificações, que tira proveito de um código escondido dentro do Kit Kat que permite que o sistema operacional Android mostre notificações em uma janela flutuante que pode ser expandida com um golpe duplo de seus dedos. Apesar do projeto ser pago ( ou seja, você precisa pagar para usá-lo ), é interessante lembrar que isto ajuda o desenvolvedor. Mas caso você tenha expertize pode tranquilamente baixar o código do Git do desenvolvedor, compilar sua versão e utilizar no seu telefone sem restrições.
Se você é usuário do Xposed Framework não vejo o porque não apostar neste módulo, ou, caso queira algo mais simples, no próximo módulo que vou citar.
E finalmente o mais simples deles que é simplesmente o modo de Heads Up, pura e simples. O módulo foi desenvolvido por MohammadAG e simplesmente faz o que precisamos, que é mostrar as notificações flutuantes.
Módulo Standalone do Xposed para as notificações flutuantes
O processo é o de sempre no Xposed. Instalar o módulo, reiniciar o dispositivo e se divertir. O módulo, tal qual o GravityBox utiliza o código que já está no Kit Kat para este fim. Ele também é Open Source e caso você queira compilar do zero sua própria versão para uso, é permitido e também pode ser incorporado a ROMs ou algum outro projeto pessoal seu.
Breve falo sobre esta funcionalidade na CyanogenMod, que apareceu também na CM 11 e é bem interessante.