Já temos o Android Lollipop conosco a mais ou menos um mês e assim que ele foi lançado uma série de desenvolvedores iniciou seus trabalhos para portar o novo Android para seus dispositivos ( mesmo que, como já dissemos ontem, ele continue com uma série de bugs que ainda não foram resolvidos na sua versão 5.0.1 ).
Muitos dispositivos irão ser suportados ao longo dos próximos meses ou até, semanas, mas um número enorme de dispositivos não receberá atualização oficial dos seus fabricantes, que em geral abandonam os dispositivos mais antigos para dar atenção aos dispositivos mais novos que aparecem todo ano nas lojas.
Os dispositivos para rodar o Lollipop não precisam ser tão novos e a maioria dos dispositivos lançados em 2010 suportarão rodá-lo sem grandes problemas e graças a um desenvolvedor do XDA ( Hashcode ) os usuários do Amazon Kindle Fire agora poderão testar uma versão mais recente do Android Lollipop em seus aparelhos.
Entenda testar por testar mesmo, porque a build do Hashcode está muito recente e ainda apresenta alguns problemas.
Por causa da memória ( 512M ) e do processador ( TI OMAP 4430 SoC ) as coisas podem não ser tão rápidas quanto são nos dispositivos mais novos, mas é possível se divertir ( e muito ) com o novo Android Lollipop neste modelo de Kindle.
Foi necessário falar sobre os possíveis lags porque ao contrário do KitKat que é super leve o Lollipop é um sistema operacional cheio de novos recursos e pesado. Portanto, como temos pouca memória no Kindle fire e um processador não lá muito poderoso podem haver algumas limitações que tem que ser entendidas pelo usuário que está testando a ROM ( evidentemente, no futuro, é possível que os desenvolvedores resolvam estes pequenos problemas ).
O Kindle Fire, para quem não sabe, vem com uma versão do Android feita pela Amazon que com o tempo foi ganhando novas versões porque os usuários nunca querem ficar presos somente ao que o fabricante fornece.
Portanto, caso você tenha um Kindle Fire e quer conferir o Android Lollipop rodando nele dê um pulo no tópico do XDA-Developers e se divirta.
O processo de instalação é bem simples caso você já tenha alguma ROM modificada no seu Kindle Fire :
E pronto, você já pode se divertir com o Kindle.