Dicas

Teste suas aplicações em dispositivos Sony remotamente no Remote Device Lab

Teste suas aplicações em dispositivos Sony remotamente  no Remote Device Lab

Se há uma coisa que nunca é excesso para quem é desenvolvedor são as ferramentas. Ou seja, quando estamos desenvolvendo um aplicativo ou jogo testar em um hardware físico é sempre melhor que testar em um emulador.

Smartphone e tablets são otimizados para trazer uma melhor experiência nos processadores ARM ou x86 e geralmente, como não são emulados, apresentam um melhor rendimento que as imagens que usamos em nossas IDEs.

Mas, ter um dispositivo para testes é algo muito caro ( apesar de que caso você não seja um cara muito purista é possível comprar algum dispositivo XingLing para ser seu laboratório ).

Um exemplo de laboratório de testes ( Fonte: smashingmagazine.com )

Uma das principais fabricantes de hardware resolveu ajudar um pouco o desenvolvedor nesta situação. A empresa decidiu fornecer ao seus usuários a opção de testar aplicativos diretamente nos dispositivos da Sony através da internet.

O Remote Device Lab da Sony

Esta maneira é super útil para fazer nossos testes e visualizar como nosso aplicativo vai se comportar nos dispositivos da fabricante.

Ao utilizar o serviço você pode selecionar um entre os vários dispositivos da Sony e iniciá-los virtualmente, mas, é bom ser rápido pois cada sessão só dura 30 minutos.

Para ter acesso é necessário preencher alguns pequenos requisitos: O Remote lab requer versões mais novas do Firefox, Chrome ou Internet Explorer.

É necessário também o Java  ( ele não funciona com o OpenJDK ) e uma conexão rápida com a internet ( o que em alguns momentos, principalmente no Brasil é um grande problema ) pois é necessário que você consiga visualizar via streaming tudo que está acontecendo com o dispositivo.

Como é um serviço aberto e logicamente, fornecido por uma grande empresa estamos susceptíveis às regras dela, portanto, use o serviço com responsabilidade e sabedoria, pois podem acontecer duas coisas.

A primeira, evidentemente, é o seu bloqueio. A segunda é a fabricante entender que isto está gerando muitos problemas para ela e descontinuar o serviço, o que seria horrível para todos nós.

Quer conhecer o Remote Device Lab ? Primeiro vá ao site e depois, como sempre é bom ler a documentação, dê uma lida no FAQ do Remote Device Lab.

O serviço é muito legal. Vale a pena conhecer caso você seja desenvolvedor.

comments powered by Disqus