Hoje foi o dia, o Google foi trollado. E tudo que o cara precisou foi um olho apurado em sites de liberação de nomes de domínios e doze dólares. Tudo isto, e logicamente uma grande veia de troll, porque foi a trollada do ano né.
O ex funcionário do Google Sanmay Ved foi dono do domínio da companhia por pelo menos um minuto onde na terça-feira a partir de 01:20 EST ele adquiriu o domínio em um leilão.
Sites famosos já sofreram este tipo de problema mas … nunca esperamos que o Google seria um destes sites.
O ex-líder de vendas de anúncios para a Austrália e Nova Zelândia aparentemente estava acompanhando um leilão de domínios quando de repente o domínio google.com se tornou disponível. Ele colocou seus doze dólares e a transação passou.
Ele ficou chocado porque a partir daí passou a ter domínio total e tinha recebido emails de dois endereços do google que normalmente não respondem a compras de domínio.
Estes dois e-mails continham diversos detalhes sobre o Google que Ved se recusou a divulgar e também recebeu notificações de sites sobre o Google que ele estava mudando de mãos.
Como ele é um fã do Google, ele imediatamente gerou algumas imagens com a intenção de levar ao conhecimento da equipe de segurança do Google o que ocorreu.
A transação acabou de ser revertida após um minuto com o Google alegando que alguém tinha comprado o domínio e não tinha conseguido uma chance para registrá-lo antes das transações que Ved conseguiu vencer.
O cancelamento automático foi possível, é claro porque a transação ocorreu através do Google Domains que é do Google.
Ved acabou publicando isto no seu Linkedin e disse a leitores o que aconteceu fazendo uma piada bem rápida sobre o Incidente.
A visita do primeiro-ministro indiano fez maravilhas … ele acabou convencendo o Google para vender o domínio mais visitado da internet para uma pessoa da região de Kutch que é o estado de origem do primeiro-ministro indiano … ainda que por um minuto ou menos 🙂
Felizmente para o Google isto foi bem tranquilo e pelo menos conseguiram recuperar tudo com o mínimo esforço.
Mas este erro infame ocorreu também em 2003 com a Microsoft que perdeu o hotmail.co.uk quando a posse do domínio foi caducada e eles não renovaram. No caso da Microsoft ela precisou pedir a pessoa que registrou o domínio que ele o liberasse para eles.
Agora a equipe de segurança e Sanmay Ved ainda estão tentando entender o que ocorreu, e, com toda certeza é quase garantido que não ocorrerá novamente ( até que haja a próxima falha ).
Via Hacker News e Android Headlines