Sabemos que a eleição este ano vai ser uma bomba pois se há uma coisa que estmaos totalmente a pé é de candidatos de qualidade. Como no Brasil infelizmente somos forçados a votar ( sim, porque um direito que é obrigatório não é direito, é dever ) tamébm é bom acompanhar a eleição ( que sabidamente é passível de problemas já que a urna brasileira também é um dispositivo composto praticamente só por falhas ).
Esta idéia de uma votação on line pelo menos traz algumas facilidades que podem ser usadas em alguns tipos de coisas. E uma série de apps relacionados a eleição brasileira irá aparecer.
Foram anunciados pelo Tribunal Superior Eleitoral uma série de 3 aplicativos que irão dar uma ajuda para quem quer ficar antenado com as eleições gerais que irão acontecer em outubro. Todos eles estarão disponíveis gratuitamente ( ainda bem né ) para Android, iOS e Windows Phone.
O primeiro deles já foi lançado e já pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos . O aplicativo “Candidaturas” permite ao usuário que visualize com detalhes todos os candidatos a cargos eletivos que estarão concorrendo nas eleições deste ano.
Aplicativo Candidaturas no seu Android
O aplicativo apesar de poucas funcionalidades responde bem ao que promete. Os eleitores através dele podem ter acesso ao nome completo do candidato, nome escolhido para a urna, número, situação do registro da candidatura, cago, partido, coligação, e ainda, link para o site do candidato caso ele possua. Todas as informações são obtidas diretamente das bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que são atualizadas diariamente ( ou quando a equipe de lá realmente está afim de trabalhar, né ? ).
O segundo aplicativo ainda a ser lançado funcionará como um localizador de seções eleitorais e utilizará geoposicionamento para informar rotas e distância até o local de votação do eleitor. O terceiro aplicativo, também sem data de lançamento prevista, fornecerá um acompanhamento em tempo real do processo de apuração das urnas.
Vale a pena tanto para as pessoas que vão votar quando para pessoas que terão a missão de cobrir a eleição pois estes dados estarão disponíveis diretamente no smartphone ou tablet.
O segundo aplicativo que ainda será lançado funcionária com um localizador de seções eleitorais e utilizará o geoposicionamento para informar rotas e distância até o local de votação do eleitor. Este eu acho interessante mas me assusta um pouco entragar este tipo de dados para um setor público, que, sabidamente, não é confiável.
O terceiro aplicativo, também sem data de lançamento prevista, fornecerá um acompanhamento em tempo real do processo de apuração das urnas.
Muito bom, mas ao mesmo tempo um pouco estranho já que tal processo não deveria ser tão facilmente divulgado a todos.
Se é bom ou não um tipo de coisa destas eu não sei, mas com toda certeza facilitará em muito o processo “democrático” ( sim, porque democrático seria não ser obrigatório ) e a interação das pessoas com o mesmo.