Falhas de Segurança

Uma mensagem com alguns caracteres pode parar o Sony PlayStation 4

Eu sei, nada tem a ver com Android. Mas tem a ver com tecnologia, e esta nova fase do blog é assim. É nerdice, é tecnologia, e com nóis. Só não vale … iOS hahahaha

Mas, vamos lá.

Resumindo. Os consoles Playtation 4 podem parar quando recebem mensagens contendo determinados símbolos de alguns jogadores.

E o troço é bizarro. Os consoles podem inclusive congelar enquanto estão sendo usados. Esta condição de DoS ocorre quando o dispositivo está analisando os símbolos nas mensagens recebidas.

“Há um novo problema que basicamente brika o seu console e o força a redefini-lo para as configurações de fábrica. Até mesmo excluir a mensagem do aplicativo para dispositivos móveis não funciona. Aconteceu comigo durante o jogo Rainbox Six: Siege. Um jogador da equipe usou uma conta fictícia para enviar a mensagem e derrubou todo o meu time. Todos nós tivemos que fazer a redefinição de fábrica em nossos dispositivos. Apenas um dos membros da equipe não foi afetado pois tem suas mensagens privadas”, diz um tópico no famoso fórum Reddit.

Muitos usuários relataram a falha no Playstation 4 e mesmo excluindo a mensagem do aplicativo móvel o problema persiste.

Alguns usuários corrigiram o problema restaurante o console para as configurações de fábrica, mas, desta forma perdem todos os dados relacionados ao jogo se não assinassem o serviço PS Plus que faz backup automaticamente na nuvem da Sony.

Erro no processamento da mensagem

 

De acordo com o tópico do Reddit alguns jogadores que jogam jogos Multiplayer on-line enviaram a mensagem maliciosa para membros da equipe adversário, com a intenção de pará-los.

O erro acionado por esta mensagem já foi documentado no código do PS4 ( CE-36329-3 ) .

De acordo com especialistas ( mesmo que não tenha rolado para alguns ) o erro pode ser resolvido deletando a mensagem maliciosa do aplicativo móvel.

Ainda é recomendado que o banco de dados do console seja reconstruído para o que o problema seja completamente resolvido. E, para ajudar, o passo a passo está logo abaixo.

  • Desligue o PS4 pressionando o botão de liga/desliga no painel frontal. O indicador de energia piscará por alguns instantes antes de desligar.
  • Quando o sistema PS4 estiver desligado, pressione e segure o botão liga/desliga novamente. Solte-o depois de ouvir o segundo bipe: você vai ouvir um bipe quando pressionar pela primeira vez, e outro sete segundos depois.
  • Conecte o DUALSHOCK 4 com o cabo USB e pressione o botão PS no controle.
  • Selecione a Opção “Rebuild Datase” que é “Reconstruir banco de dados”.

E os jogadores de Playstation 4 podem fazer um procedimento que os protege de ataques deste tipo. A proteção é permitir a comunicação somente vinda dos seus amigos, e o procedimento abaixo é para isto :

  • Vá em Configurações > Gerenciamento de contas > Configurações de privacidade ( Settings > Account Management > Privacy Settings ) .
  • Entre sua senha .
  • Selecione Informações pessoais | Mensagens ( Personal Info | Messaging ) .
  • Definir Mensagens para amigos ou não

Como não tenho um console para confirmar a tradução dos menus, quem tiver e puder ajudar nos comentários, vai ser bom para a comunidade.

Mesmo assim, é uma falha chata que deve ter atrapalhado muita gente.

Via Security Affairs

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */