Na semana passada a Oneplus lançou oficialmente o Oneplus 5T. O dispositivo não é muito diferente de seu antecessor o Oneplus 5 mas oferece algumas melhorias e recursos bem interessantes.
Um deste recursos é chamado de desbloqueio facial e permite que o dispositivo seja desbloqueado rapidamente através do reconhecimento facial.
Embora tenha sido comparado com o desbloqueio de rosto encontrado no SmartLock ele se mostrou bem mais preciso.
Muitas pessoas estavam se perguntando se o recurso viria para o Oneplus 5 mas em uma AMA recente a empresa disse que não.
No entanto em uma build vazada do Android Oreo para o Oneplus 5 que foi postada hoje no XDA revela que a Oneplus pode trazer o recurso de desbloqueio facial para o seu dispositivo anterior.
O recurso de desbloqueio via reconhecimento facial ao contrário da implementação do Google ignora a necessidade de descartar manualmente a tela de bloqueio.
As primeiras críticas do Oneplus 5T mostraram que o desbloqueio via reconhecimento facial é geralmente exato e não é facilmente enganado pelas fotografias.
A Oneplus diz que eles estão trabalhando muito na melhoria do algoritmo de reconhecimento facial, como por exemplo, detectando se a luz emitida pelo indivíduo está ou não vindo de outro smartphone.
Isso parece uma boa notícia para qualquer proprietário existente do Oneplus 5. O beta oficial do Android Oreo para o Oneplus 5 está programado para ser lançado na próxima semana então vamos descobrir se este recurso vai estar realmente nos lançamentos oficiais.
Pelo menos ao que parece temos este recurso sendo testado no Oneplus 5, mesmo que a confirmação venha de uma build vazada.
E é bom que isto sugere que o recurso pode ser portado para as builds existentes do OxygenOS pois as modificações da estrutura, os aplicativos do sistema e as bibliotecas de fornecedores podem ser instaladas sem problemas.
Portanto agora é acompanhar. Mesmo que a Oneplus não lance oficialmente o recurso em seus dispositivos alguém deve fazer um bom port e ele poderá ser instalado em alguma ROM alternativa ou na Stock caso você tenha root.
Via XDA-Developers