Dicas

Veja como proteger seu Whatsapp de curiosos




O ideal seria que tivéssemos privacidade. Mas isto é um sonho distante em uma sociedade em que aprendemos a viver com a entrega de nossos dados aos governos, empresas , etc.

Assim, é bom ao usuário tentar pelo menos salvar o mínimo de privacidade que ele pode ter controle. Sim, porque privacidade é quando você tem controle de como e onde seus dados podem ser utilizados/acessados.

E então vou falar um pouco aqui sobre como proteger o seu amado Whatsapp já que ele virou uma febre mundial, e no Brasil praticamente uma nova forma de saber o telefone das pessoas.

Whatsapp

Em primeiro lugar se você usa o programa já está passível de ter seus dados coletados por alguém. Além dos famosos métodos que vou falar abaixo, uma pessoa sim, é capaz de captar através de um sniffer ( programa lê o tráfego inteiro de uma rede de computadores ) o que você posta no Whatsapp, principalmente se estiver em uma rede WiFi. Assim, mesmo tomando todas as precauções, seu sigilo ainda corre o perigo de ser quebrado por alguma pessoa ( que todos teimam em chamar de hackers ).

Tenh cuidado com seu Whatsapp
Tenha cuidado com seu Whatsapp

Há outros muitos aplicativos no mercado ( falo sobre eles em breve ) que conseguem sim, bisbilhotar o mensageiro ( SteathGenie, mSPpy e Mobi Stealth ).

Mas há pelo menos algumas coisinhas que você pode fazer para se sentir pelo menos um pouco mais seguro.

A primeira é uma senha para desbloqueio do aparelho. Não que a senha lhe proteja totalmente mas pelo menos é uma primeira fase. Definir códigos de difícil adivinhação tanto pelos estranhos ou mesmo conhecidos. Evite datas de aniversário, nomes de parentes ou amigos, números de residência, idade ou qualquer outra coisa que possa levar facilmente a você.

Outra forma interessante ( que existe como solução também para Notebooks ) é a câmera frontal para tirar fotos de pessoas que tentam acessar seu dispositivo, digitando um código ou senha incorreta. Esta defesa leva em consideração os tipos de ataque que precisam de instalar aplicativos no seu telefone. O GotYa! é um aplicativo deste tipo para o Android e quem tem Iphone pode usar o iGotYa! ou o iLostFinder que funcionam do mesmo jeito, mas não são aprovados pela Apple, pois necessitam de Jailbreak ( uma hora eu posto como fazer um Jailbreak de IPhone por aqui ).

Eu sei, isto não vai lhe tornar seguro. Vai simplesmente te mostrar quem tentou acessar o seu telefone ou tablet sem sua permissão.

Um segundo passo é o perfil do Whatsapp. Aliás, tenha em mente isto para qualquer perfil que você use na Internet. Como qualquer pessoa que tenha seu telefone pode acessá-lo através de sua foto ou mensagem de saudação, os dados do perfil podem ser usados para criar perfis falsos com o intuito de espionar.

Portanto, sempre lembre. Se você tem mania de passar seu telefone para muitas pessoas, evite isto hoje. Todos podem facilmente lhe espionar ( até saber a última vez que acessou o telefone ) simplesmente olhando seu perfil. Portanto, se você é um profissional, divida os seus perfis profissional/pessoal em mais de um Whatsapp ( até com um segundo telefone ) para evitar este tipo de coisa, já que sabemos que o número de telefone profissional acaba sendo de conhecimento de diversas pessoas.

Outro ponto, muito esquecido pelos mais jovens é que o Whatsapp guardar as mensagens no seu cartão SD durante 7 dias. Assim se você vai emprestar o cartão SD para algum amigo ou qualquer outro, lembre-se de apagar o conteúdo da pasta Whatsapp ( fica na raiz do cartão ) pois senão a pessoa conseguirá numa boa recuperar o backup das suas últimas comunicações.

Sem contar que como eu já disse em outros posts há falhas nos sistemas operacionais que podem permitir a um interessado em captar seus dados, ganhar privilégios de superusuário do seu telefone e a partir daí instalar malwares ( que são programas muito mais nocivos que simples vírus ) que podem desde captar seus dados até inutilizar o seu telefone.

E finalmente, um antivírus. Aqui no Brasil temos a PSafe que fez um grande investimento na criação de um produto nacional e outros softwares renomados ( mas nem sempre tão bons ) estão também neste mercado como o AVG, Avast! e MacAfee. Eles vão pelo menos lhe proteger de aplicativos que tenham ido para a loja do Google e que possuem alguma função que possa causar problemas ao seu telefone.

Mas a real e maior necessidade é uma reeducação no uso de tecnologias. Ao acessar redes abertas evitar de passar dados importantes seus via mensageiros eletrônicos ( sim, ainda é mais seguro ligar para a pessoa ). Evitar de deixar seu Bluetooth sempre ativado ( ele é passível de ser quebrado e deixar seu telefone aberto para quem quiser vê-lo e transferir arquivos ).

Apesar do foco das dicas acima ser o Whatsapp boa parte delas torna o seu telefone muito mais seguro. Assim, protegendo o seu Whatsapp você se protege também.




Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Busca

Que tal nos acompanhar via Telegram ?

Acompanhe nosso blog via Telegram
Que tal nos acompanhar via Telegram ? Asssine o nosso canal e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */