Já chegamos a falar aqui sobre os dispositivos com o chipset Mediatek. Eles são dispositivos que infelizmente nos últimos anos nunca receberam muita atenção da fabricante e com isto, além de não receber atualizações oficiais sempre atrapalharam em muito a comunidade em volta destes dispositivos.
Sim, porque os desenvolvedores não oficiais precisam pelo menos dos drivers proprietários, os binários e kernels ( pelo menos a base ) de cada versão do Android.
E a Mediatek parece que viu na comunidade um jeito de tentar popularizar seus dispositivos e resolveu finalmente licenciar toda sua base em código aberto. Mas isto infelizmente não abrange os dispositivos antigos que por um grande esforço da comunidade receberam um alento.
Os donos dos dispositivos NewMan N1, Micromax A110 e ZTE Grand V970 receberam agora uma série de ROMs KitKat.
Elas foram construídas por um membro reconhecido do fórum XDA ( superdragonpt ) que conseguiu criar um kernel personalizado capaz de executar o KitKat e dois outros membros qus1 e lingfude conseguiram criar as versões KitKat para os dispositivos acima mencionados.
Estas ROMs Android 4.4.2 KitKat podem ser substitutas para o seu firmware stock pois todas estão sendo consideradas bem estáveis. E é muito legal, eu pelo menos acho, observar que há cada vez mais ROMs e kernels personalizados para dispositivos mais antigos que eram praticamente impossíveis de ser atualizados tanto devido a limitações de hardware quanto a limitações impostas indiretamente pelo fabricante.
Eu não conheço muitas pessoas que possuem dispositivos que utilizem os chips Mediatek, até porque eles são muito pouco populares, mas fico muito feliz em ver conquistas deste tipo, pois as técnicas utilizadas por estes desenvolvedores pode vir a ajudar outro a trazer kernels e novas versões do kernel a outros dispositivos.
E com isto, ganhamos cada vez mais possibilidade de utilizar dispositivos que estejam abandonados por seus fabricantes , sejam de processadores ou ou do hardware como um todo.
Portanto, caso você seja dono de um dispositivo dos que eu citei, dê uma olhada nos tópicos abaixo. Infelizmente, todos são em inglês, mas acredito que isto não seja um problema para quem importou um destes smartphones:
Via XDA-Developers