One plus

Vídeo da OnePlus fala sobre a evolução da RAM nos dispositivos

Vídeo da OnePlus fala sobre a evolução da RAM nos dispositivos

Eu sou já meio velho quando falamos de tecnologia, já que passei dos 40. Apesar de muitos roqueiros ao longo dos anos falarem que vocês não devem confiar em quem passou dos 40, podem ficar tranquilos. Ainda sou nerd e boa parte do que posto aqui é porque eu curto, e uso, mesmo não tendo mais a vitalidade que tinha aos 20.

Bom mas isto nem vem ao caso. Vem ao caso que a OnePlus ontem fez um post bem acertado para mostrar como eram as coisas antes da era em que ter um dispositivo com 6GB de RAM no bolso é coisa comum e que a maioria dos dispositivos de linha média tem mais memória que a maioria dos computadores não tinha ainda na década de 90.

E por mais que pareça bizarro alguns momentos e quantidades de memória do vídeo, tenham certeza que nós achávamos aquilo a coisa mais linda do mundo.

A Oneplus toma como primeiro marco 1985. Eu não lembro muito bem desta época, mas as poucas experiências que tive com computadores ( aos quais tive na minha frente, facilmente na década de 90 ) eram com máquinas com poucos recursos.

E para o que era rodado na época era algo muito tranquilo. Os terminais consumiam poucos recursos e computadores pessoais eram um sonho distante para a maioria dos usuários comuns.

Há inclusive uma lenda urbana ( Bill Gates já desmentiu um pouco isto ) sobre não precisarmos mais que isto … mas, os usuários sempre precisam.

E em 1995, que é um outro marco, caramba, já estávamos nos 16M de RAM. Sim, amigos eu tive um computador com 16M de RAM, que iniciou com maravilhosos 8M de RAM ( aliás foi este computador que me deu a chance de entrar no mundo da informática e Linux ). Quando eu tive a chance de fazer o upgrade para 16M ( e depois 64M e 128M ) eu me sentia no paraíso.

Esta era a época das conexões discadas. Modens de 56K em que levávamos alguns dias para baixar uma MP3 e sites com seus applets java pipocando na sua frente. Uma época interessante que muitos de vocês só conhecem por livros de história e que, eu, junto com muitos outros tivemos a chance de conhecer.

Mas, já nesta época, tínhamos muitos gargalos para rodar algumas apps, e por isto fomos evoluindo para cada vez mais RAM nos computadores e aí, temos o novo marco que a OnePlus coloca, que são 10 anos depois.

Em 2005 já estávamos negociando hardwares com 2GB de RAM. Tudo era diferente, com banda larga , multimídia começando a despontar e logicamente, precisávamos de dispositivos bem mais interessantes.

Os dispositivos móveis já estavam começando a entrar no mercado com mais força, mesmo com memória bem fraca.

Em 2016, tudo é diferente. Velocidades nunca pensadas de internet, dispositivos no meu bolso muito mais poderosos e com muito mais memória interna que meus primeiros computadores e logicamente, isto ainda não satisfaz, porque sabemos que é só o começo.

Mas é bom relembrar os tempos em que 1M de RAM era uma riqueza enorme … e motivo de orgulho para quem tinha.

comments powered by Disqus