Uma boa notícia para os usuários de Whatsapp que são a maioria dos usuários de dispositivos móveis. O Whatsapp agora tem criptografia fim a fim para suas mensagens. Ou seja, isto em teoria significa que suas mensagens são seguras e não podem ser decifradas tanto pelo Whatsapp quanto por agências governamentais.
Alguns outros aplicativos ( inclusive de SMS ) prometem esta criptografia fim a fim , mas talvez o Whatsapp seja um dos primeiros aplicativos de grande uso a fornecer este tipo de criptografia, que até o momento só está disponível para o Android.
Para o iOS esta funcionalidade será publicada em breve.
O novo recurso vem de uma parceria com a Open Whisper Systems que é conhecida pelo seu aplicativo TextSecure. O CTO da Open Whisper Moxie Marlinspike disse que o período de implementação do código levou por volta de seis meses.
Whatsapp agora é criptografado nas duas pontas
De acordo com a promessa das empresas as mensagens só serão visíveis para as duas partes que estão envolvidas no bate papo portanto ( lembre-se, em teoria ) mesmo que seja pedido ao Whatsapp que ele entregue seus bate papos a NSA os mesmos não serão capazes de lê-las pois elas estariam criptografadas.
Para quem conhece as leis americanas e no fim, a Inteligência dos EUA sabe que a maioria dos programas acaba sendo forçado a criar uma porta dos fundos ou técnica para que estas agências possam agir. Apesar do grande alarde em cima das agências americanas deve ser lembrado que até a nossa ABIN pode pedir este tipo de acesso e que qualquer governo não é confiável.
Portanto, é ótimo saber que esta possibilidade começa a aparecer nestes tipos de programas mas ao mesmo tempo eu ainda preferiria a possibilidade de criptografar minhas mensagens utilizando algum software como o openPGP ou qualquer outro para garantir que realmente minhas mensagens importantes não estariam sendo vistas por curiosos no meio do caminho.
Portanto , salvo o que ressaltei, o Whatsapp se torna um dos softwares de liderança mais seguros para se comunicar rapidamente no mundo Android.
Direto do Android Central