O Whatsapp é um dos serviços de mensagens para dispositivos móveis mais populares do mundo, com toda certeza desbancando a maioria dos seus concorrentes como o Facebook Messenger e o Hangouts. Como ele é muito popular ele acaba ganhando o interesse da comunidade de desenvolvedores que querem dar aos usuários mais funcionalidades que em geral não estão disponibilizadas na aplicação oficial.
Se no passado ele era um pouco mais maleável porque era uma pequena empresa, agora que foi comprado pelo Facebook a coisa é diferente. Se antes talvez isto funcionasse como uma divulgação do serviço na visão do Facebook isto se torna uma violação dos termos de serviço.
E, o alvo principal da ira é o Whatsapp+ que é um dos clientes modificados mais famosos do mundo.
E, agora, os usuários estão recebendo um aviso, ao se conectar na rede utilizando o Whatsapp+ que eles tem 24 horas a partir do aviso para baixar o cliente oficial do Whatsapp.
Muitos usuários estão com muita raiva. Eu mesmo estou. Usei durante algum tempo o Whatsapp+ que é com toda certeza uma ótima implementação do programa com tudo que ele ainda não tem e precisava ter. E que o utilizava no dia a dia então, está irado.
Irado porque a coisa é bem chata. O usuário recebe um contador de 24 horas como se fosse o lançamento de algo muito grande, mas, no fim, ele baixa o velho e sem graça cliente oficial do Whatsapp.
E eles são bem malas porque as pessoas estão recebendo uma mensagem bem direta e que demonstra que não há muita democracia no uso do Whatsapp.
Olá,
parece que você está utilizando um cliente não autorizado. Clientes não autorizados contêm códigos-fonte que o WhatsApp não considera seguros. Sua informação privada pode ter sido transferida a terceiros enquanto você utilizava um cliente não autorizado.
O que pode ser observado na mensagem e na página não indexada para onde os usuários são enviados é que o uso contínuo da aplicação irá gerar banimentos da rede. Portanto, infelizmente no momento a única coisa que podemos levar em consideração é que o Whatsapp matou o Whatsapp+, para tristeza dos desenvolvedores conforme já deixaram claro em sua página do Google+ .
Eles pedem inclusive que os usuários, até que seja encontrada uma correção utilizem forçadamente a versão oficial do aplicativo.
Há um certo FUD na mensagem que o Whatsapp deixou disponível, inclusive sendo alvo de análise de grandes sites como o Hacker News. De acordo com eles os dados estão passando por “outras redes” tornando inseguro o uso destes aplicativos de terceiros. Mas ao mesmo tempo, eles não apresentam nenhuma prova contundente que isto realmente acontece ( o que eu duvido, já que é realmente terrorismo barato ) e o usuário é que realmente fica no prejuízo.
Não há nenhuma correção no momento mas muitos aplicativos estão pensando em modificar a assinatura de login para enviar que são a aplicação oficial. Mas é garantido que mesmo sendo descoberto uma correção o Whatsapp irá tentar novamente banir os usuários do Whatsapp+.
A realidade é que parece que a empresa não irá rever sua posição e vai realmente bloquear o uso de sua rede por aplicativos de terceiros, mostrando que, sim, quando o Facebook coloca a mão em algo, sua face mais ditatorial se mostra.
E infelizmente, é hora de realmente começar a rever se não é melhor mudar de vez para o Telegram.