Olha eu não sei se é realmente algo que é um bug ou coisa parecida, mas … parece que o Whatsapp está realmente começando a ficar com medo da concorrência.
E infelizmente parece que isto é praxe nos produtos do Facebook que acabou por bloquear os links de uma rede social concorrente ( chamada Tsu ) que acaba pagando pelas suas atualizações lá.
Agora, o Whatsapp está bloqueando todos os links relacionados ao telegram. Faça um teste aí, envie para algum amigo os links do Telegram ( Telegram.me e Telegram.org ) e você verá que ao contrário de outros tipos de links eles não irão se transformar em links clicáveis.
Além disto, se você enviar para alguém também um link com a palavra chave telegram, como Telegram.com que não tem nada a ver com o projeto Telegram, ele também vai ser bloqueado.
Eu fiz os testes aqui mas o pessoal do Android Police facilitou minha vida com testes bem extensos.
Talvez a idéia ridícula do Facebook de tentar segurar a galera a força, evitando que os links de grupos e canais do Telegram sejam facilmente seguidos pelos usuários. E, eu, e muita gente, como usuário do Telegram, uma vez que somos picados pelo vírus vemos o quanto o Whatsapp ficou para trás em relação a ele.

O que é engraçado de observar é que este fenômeno de saída em excesso do Whatsapp para o Telegram deve estar ocorrendo no mundo Android ( o que é normal pois a comunidade de pessoas fissuradas em tecnologia e funcionalidades avançadas é maior ) e no iOS e na interface web para os produtos da Apple tudo ocorre sem grandes problemas.
Isto meio que caracteriza uma ação bem infantil da equipe do Facebook e portanto, denota que a empresa realmente tem um perfil controlador.
Perfil inclusive que não vemos no Google que consegue ter tanta qualidade nos seus produtos que mantém o Google Takeout que lhe permite pegar todos os seus dados quando quiser para sair para concorrentes.
Tenho certeza que o Facebook irá alegar algum bug mas, já sabemos qual é o mensageiro instantâneo que está ganhando o mundo Android, logicamente, porque ele é realmente muito mais otimizado e tem muito mais funcionalidades que o arcáico Whatsapp.
Quem quiser nos acompanhar no Telegram, já temos nosso canal e nosso bot 🙂 Só escolher.
Via Telegram Geeks / Android Police