Noticias

Whatsapp pode lançar um serviço de mensagens via navegador em 2015

Whatsapp pode lançar um serviço de mensagens via navegador em 2015

Parece que virão novidades para todos os usuários do famoso Whatsapp que tem como sua principal plataforma de mensagens um tablet ou smartphone ( aliás, um tablet que possua um SIM card, já que ele depende de um número de telefone ). Ao contrário de outros comunicadores móveis o Whatsapp não autentica o seu número de telelefone através de usuários ou senhas exigindo que haja no dispositivo um cartão SIM funcional.

Há hacks para este tipo de coisa como o WhatsRemote para que se possa usar a plataforma do programa no seu desktop mas oficialmente eles nunca pensaram sobre isto e é algo que eu sempre me perguntei o porque, já que todos os seus outros concorrentes, como o Telegram ( de código aberto ) , Viber, Wechat tem soluções para uso da sua plataforma fora de um telefone móvel.

Mas, ao que parece o pessoal do Whatsapp ( ou melhor, os donos do dinheiro, o Facebook ) resolveu que era o momento. A algum tempo atrás o fundador do Telegram, Pavel Durov, revelou em uma entrevista que o seu programador de aplicações web havia sido contratado pelo pessoal do Whatsapp.

O Telegram, para quem não conhece, foi um dos primeiros programas móveis que se preocupou com a privacidade dos usuários e cresceu em muito na sua base de usuários por causa disto, coisa que foi copiada a pouco pelo Whatsapp quando começou também a fornecer criptografia fim a fim ( adorei isto ) e agora, com a contratação e possivelmente, criação de uma equipe vão colocar em operação a estrutura web.

O pessoal do AndroidWorld.nl conseguiu descobrir dentro do apk descobrir algumas informações bem interessantes. Apesar de terem sido já removidos das versões mais atuais do programa na versão 2.11.471 estavam todos lá. E o xml do programa contém várias menções sobre um tal “Whatsapp Web” , login e logout de computadores e acompanhamento do status e atividades recentes na seção web.

Ou seja, tal qual o Telegram parece que eles pretendem deixar o histórico da sua seção web também disponível dentro do celular, o que é, sem dúvida, uma mão na roda para quem pretende, assim que for lançado, utilizar a funcionalidade.

Apesar de ser do Facebook vamos ter a felicidade de não sermos forçados a usar um login da rede social, já que ao que parece o pessoal do Whatsapp está implementando algo bem parecido com o Telegram ( que envia um sms para liberar seu login na web ) , mas usando um QR Code o que é um pouco mais interessante no dia a dia já que SMS tende a de repente nem aparecer no seu telefone.

Apesar do vazamento, uma coisa é clara não há nenhuma previsão de lançamento. O Endereço que deve hospedar isto será o web.whatsapp.com mas ele ainda está protegido por uma conta do Google ( ou seja, deve estar em pleno desenvolvimento ).

A previsão é que o serviço não seja lançado antes de 2015 até porque é garantido que ninguém irá lançar uma funcionalidade tão grande no final do ano de 2014.

Via Cult of Android / Android Police / AndroidWorld.nl

comments powered by Disqus