Esta talvez seja uma das buscas mais feitas aqui no blog pois a algum tempo publicamos um artigo mostrando que não era possível ( infelizmente para muitos ) deletar uma mensagem enviada no Whatsapp.
E isto ocorria porque o Whatsapp teoricamente mantinha duas cópias locais no disco ( ou seja, no disco do seu smartphone ) da mensagem enviada, sendo uma cópia no celular de quem enviou e uma cópia do celular de quem recebeu. E como os servidores do Whatsapp somente servem como ponte eles não poderiam agir neste quesito.
Mas ontem minha esposa comentou algo comigo e eu esperei um pouco até averiguar algumas fontes e parece que um perfil no Twitter, chamado @WABetaInfo disse que realmente este recurso está sendo testado pela equipe do Whatsapp.
Como o próprio nome do perfil diz o recurso ainda está sendo testado e permitirá que o usuário exclua o que já foi enviado e o destinatário verá a mensagem como oculta aparecendo somente o texto “O remetente anulou esta mensagem”. O recurso irá ser extendido também para fotos e vídeos, coisa que aliás será muito útil para jovens mancebas que tem o hábito de ficar mandando nudes e outros dados muito pessoais para tudo e todos.
A função já existe em outros aplicativos mas deixa todos com uma dúvida sobre uma função muito celebrada do Whatsapp que é a criptografia fim a fim. Teoricamente o Whatsapp não tem como saber qual é a mensagem e onde ela está no dispositivo da pessoa.
A partir do momento em que eles acessam estas mensagens e conseguem manipular as duas pontas ( já que também alegam que não tem nada salvo na nuvem ) eles meio que colocam abaixo qualquer argumento que usam na justiça, bem como também quebram um pouco a áurea de privacidade que vem vendendo ao longo dos últimos tempos.
Mas que o pessoal da WAPInfo está realmente celebrando a possibilidade, está.
Além deste possível recurso novidades virão nas próximas atualizações de acordo com o pessoal do WAPInfo …
Vamos ver o que este pessoal está aprotando. Meu chute é que muitos recursos do Whatsapp estão finalmente sendo migrados para a nuvem ( tal qual é com o Telegram ) e por isto estas possibilidades irão começar a acontecer.
<div class="developer">
<span class="label">Developer: </span><br /> <span class="value"><a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/developer?id=WhatsApp+LLC"><span>WhatsApp LLC</span></a></span>
</div>
<div class="price">
<span class="label">Price: </span><br /> <span class="value">Free</span><br /> <span class="rating"></p>
<div title="5 of 5 stars" class="rating-stars stars-monochrome stars50">
</div>
<p>
</span> </div>
</p></div> </div>
<p>
<!-- /WP-Appbox -->
</p>
<p>
</p>